Galeria Dom José do Patrocínio Dias

Galeria Dom José do Patrocínio Dias – A congregação das Oblatas do Divino Coração foi fundada a 15 de Maio de 1926 por D. José do Patrocínio Dias, Bispo de Beja de 1922 a 1965. Esta congregação, aprovada pelo Vaticano em 1950, tem a seu cargo algumas instituições que actuam em vários projectos de acção social e religiosa. Existia desde há muito uma vontade expressa de homenagear o seu fundador exibindo muitos dos seus pertences que contam um pouco da sua história de vida, passando desde os tempos da Grande Guerra em França como Capelão Militar, à criação da Congregação das Oblatas do Divino Coração e da sua missão religiosa como Bispo da Diocese desta cidade alentejana.

Na Casa de Santa Maria, convento e casa-mãe da congregação, no centro da cidade de Beja, existia uma antiga garagem sem qualquer utilização, com entrada desde o Largo com o mesmo nome. Esta localização estratégica, com bastante visibilidade de rua e sem nenhuma utilidade levou as irmãs a considerarem este o espaço ideal para fundarem um pequeno museu para homenagear o Bispo fundador da sua congregação.

O espaço pré-existente transformou-se assim numa pequena galeria de exposições onde o contraste entre o fechado e o aberto a define, bem com o claro escuro da luz e da sombra, organizando-se num percurso expositivo que conta a história de D. José e se divide em 2 zonas claramente distintas: um percurso escuro, denso e misterioso onde se destacam as vestes e paramentos, em contraste com uma caixa luminosa que revela as peças mais pequenas, como se uma “caixa de jóias” se tratasse.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Galeria Dom José do Patrocínio Dias

Localização
Beja, Portugal

Cliente
Congregação das Oblatas do Divino Coração

Arquitetura
Helena Botelho Arquitectura

Arquiteta Responsável
Helena Botelho

Colaboradores
Gabriele Paravati, Andreia Verissimo

Light Design
Ana Sobreiro, ALIGHT

Construção
Planície Dourada

Serralharias
Sérgio Horta

Carpintarias
Marçalo & Afonso – industria de carpintaria

Fotografias
Nuno Almendra

Área bruta construída
47 m2

Ano de conclusão do projeto
2019

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE