A Casa Bonança resulta da reabilitação de um antigo armazém de cereais, cujo generoso pé-direito permite a fruição de três pisos francamente abertos, com espaços vazados e comunicações verticais soltas.
Esventra-se parte do interior do edifício, para criar um pátio ajardinado, com uma piscina sobrelevada. Remove-se parte da cobertura, mantendo a sua estrutura de madeira solta, ao ar livre, como vértices do volume original e como enquadramento de um céu infinito, para onde se prolonga o olhar, numa profunda relação de intimidade. Ao contrário da privacidade que se estabelece com a rua, pela opacidade das espessas paredes do edifício original, onde apenas as também originais fenestrações cumprem o dever de filtrar esse compromisso visual casa/rua.
A parede exterior mantém-se, mas o edifício descola-se desta, libertando essa “pele” para estabelecer a relação do passado com o futuro e do espaço íntimo com o espaço público da cidade.
Promove-se uma “desconstrução” para criar negativos ou vazios, sob a forma de pátios inesperados, subtilmente delimitados pelas memórias do lugar.
http://ultimasreportagens.com/
https://www.mae.com.pt/
https://ng-engenharia.com/
Projeto
Casa Bonança
Localização
Lagos, Portugal
Arquitetura
Mário Martins / www.mariomartins.com
Equipa: André Coutinho; Mariana Franco; Rita Rocha; Sónia Fialho; José Furtado; Gonçalo Guimarães; So Yeon Lim; Thais Bressiani; Helder Lima
Fotografia
© Fernando Guerra / FG+SG / www.ultimasreportagens.com
Vídeo
Building Pictures / www.buildingpictures.pt
Engenharia
Nuno Grave Engenharia / www.ng-engenharia.com
Contrução
Marques Antunes Engenharia / www.mae.com.pt
Área
423 m2
Data
2018-2020