Piscinas Municipais Cobertas de Tabuaço

Categorias: Piscinas

O edifício das Piscinas Cobertas Municipais de Tabuaço localiza-se num terreno de difíceis condições de geologia, de topografia e de acessibilidades. A escolha desta implantação, na proximidade do parque da cidade, das piscinas descobertas, do pavilhão desportivo e das escolas, tem por objectivo a criação de um centro de actividades educativas capaz de produzir uma dinâmica para a consolidação e a requalificação do ambiente urbano desta parte da cidade. Para a viabilização do terreno, foi necessário projectar uma nova via que, na continuidade do tecido existente, permitirá fixar parte da expansão urbana em torno do núcleo existente.


Os primeiros esboços, em contraponto à descaracterização das encostas levada a cabo pelas construções incaracterísticas e pelas implantações anárquicas dos empreendimentos, apontavam para a necessidade de criar um edifício unitário, simples, monolítico, «agarrado» à encosta e totalmente orientado para a paisagem.

Desenvolvendo o projecto sobre este conceito, o desenho evidenciou dois eixos possíveis de «composição» com o lugar – o eixo dos acessos e da entrada no edifício que, mergulhando pela rampa ou pela escadaria, oferece a perspectiva de uma paisagem de proximidade ainda rural; e o eixo do vale, paralelo à encosta, que abre sobre uma paisagem imensa que se advinha, num primeiro tempo, através do edifício desde a praça de acesso ao equipamento e, num segundo tempo, se usufrui a partir da nave principal da piscina.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Localização

Tabuaço


Data
2006 – 2008

Arquitectura (autoria)
Jean Pierre Porcher (arquitecto)
Margarida Oliveira (arquitecta)
Albino Freitas (arquitecto)

Engenharias
TDP Projecto e Fiscalização, Lda.

Dono da Obra
Municipio de Tabuaço

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE