
O Château La Coste acaba de inaugurar um pavilhão projetado por Oscar Niemeyer, a última obra concebida pelo arquiteto antes de falecer em 2012. Localizado em meio a um vinhedo, a estrutura curva conta com um espaço de galeria envidraçada, acompanhado por um auditório de 80 lugares dentro de um volume cilíndrico. Destacando a conexão do pavilhão com a paisagem, um espelho d’água traz uma nova dimensão ao projeto através da interação da luz e reflexos.
O Château La Coste é um vinhedo na França que abriga mais de 40 obras de arte e arquitetura espalhadas por um terreno de 500 acres. A cada ano, desde sua abertura em 2011, arquitetos e artistas são convidados a visitar o lugar e criar uma obra site specific. Entre os arquitetos que já criaram obras permanentes para o Château La Coste estão Frank Gehry, Jean Nouvel, Tadao Ando e Richard Rogers. Niemeyer foi convidado a projetar uma obra para o local em 2010, mas a construção do projeto só foi concluída recentemente.
O mais recente acréscimo à coleção de obras de arquitetura do Château La Coste é um exemplo dos conhecidos elementos empregados por Niemeyer, como a justaposição de sólidos e volumes transparentes ou o uso da água. Localizado dentro da plantação, o visitante chega ao pavilhão através de um caminho ondulado entre as vinhas. No interior, um mural de cerâmica vermelha inspirado em um desenho de Niemeyer adorna a única parede opaca da galeria.
© Archdaily . Escrito por Andreea Cutieru | Traduzido por Romullo Baratto
Fotografias: Chateau la Coste – Provence – France © Stéphane Aboudaram, WE ARE CONTENT(S), 2022