O Refugium é um apartamento à beira-mar localizado na Costa da Caparica, perto de Lisboa. A sua renovação foi inspirada na simplicidade das casas originais dos pescadores do século XVIII, de forma a garantir um espaço sereno e confortável. Aqui voltamos ao essencial.
Mais do que preocupações estéticas, o principal objectivo foi a escolha criteriosa de todo o processo para eliminar o impacto ambiental negativo da renovação. O projecto aproveita o que encontra e dá-lhe uma nova vida, reutilizando o máximo de elementos existentes. A cozinha e casa de banho originais, que não se enquadravam com o novo conceito do projecto, foram removidas para serem reutilizadas e doadas a famílias carenciadas. Definiu-se o Microlime, à base de cal e aditivos naturais não tóxicos, como o elemento dominante para assegurar a homogeneização de todo o espaço. O seu aspecto arenoso e pigmentado, reforça uma forte relação com o lugar. Os princípios sustentáveis e ecológicos da intervenção, expandiram-se igualmente à decoração, onde houve um extremo esforço em colaborar com artesãos locais, assim como com outras peças de produção nacional. Acreditamos que os princípios fundamentais da intervenção saíram valorizados, como o impacto social, a sustentabilidade e a inovação.
O refugium é um projecto que olha para fora, que introduz o ambiente costeiro no qual se insere, apesar de manter um mundo interior de intimidade e relações familiares. O equilíbrio entre o novo e o existente acaba por garantir um resultado mais honesto e genuíno.
Projeto
Refugium
Localização
Costa da Caparica, Portugal
Cliente
Cátia Duarte Coelho
Arquitetura
Empreiteiro
Ferreira e Emilio Chagas
Revestimentos
Cores e Texturas, Lda.
Carpintarias
Lucínio Ferreira Neves
Fotografias
Área
63m2
Datas do projecto
2020-2022