
O projeto Casa da Vilarinha, do atelier A2OFFICE, foi eleito “Winner” no World Design Awards 2023, promovido pela The Architecture Community (E.U.A), na categoria “Private Residential Built”.
O tempo da arquitectura é lento: entre os primeiros riscos e a obra feita passa (quase sempre) muito tempo (quando se consegue chegar a bom porto); é um exercício de resiliência e acreditar, por vezes solitário, noutras vezes (felizmente) partilhado.
O arquitecto dá forma às necessidades e desejos dos clientes, idealiza e concebe, coordena e verifica, mas no meio há muita (muita!) gente.
O projecto de arquitectura da Casa da Vilarinha nasce simultaneamente de um vazio e de uma dança: o espaço não construído do logradouro separa e une os dois volumes que compõem a intervenção e que parecem se querer comunicar através de uma dança.
A casa procurou criar uma relação de diálogo, não só com a frente urbana em que se insere, mas também com a envolvente próxima: tendo em conta que se trata de uma zona em processo de transformação construtiva e também de uso, foi premissa base desenhar o edifício na relação com os edifícios pré-existentes, mas também, e sobretudo, dotá-lo de características que lhe permitissem dialogar futuramente com novas construções vizinhas, algo que se veio a confirmar, uma vez que surgiram novos edifícios contíguos entretanto.
https://www.a2office.net