11 Habitáculos na Floresta

Translator

 

Considerando a situação remota e a irregularidade da topografia do terreno de implantação para os 11 Habitáculos na Floresta, conclui-se que seria difícil (e extremamente dispendioso) formar estaleiro de obra para construção tradicional neste local. Assim, neste caso, o uso de estruturas pré-fabricadas não foi apenas uma escolha, mas antes a única opção eficiente para simplificar o processo de construção, dentro das referidas condições.

Num primeiro momento, foi requerida a distribuição de vários quartos turísticos pelo terreno. Propusemos, em vez de quartos, pequenas casas, de forma a que algumas delas possam funcionar não como unidades turísticas mas como habitações de longo termo. Misturando estes dois programas distintos (turismo + habitação), garantimos que este complexo não terá um uso sazonal, sendo assim habitado durante o ano inteiro e não apenas no período de férias. Esta abordagem multifuncional promove a intensidade da ocupação do complexo, dessa forma promovendo a sua manutenção frequente e melhorando a segurança daquela área.

Este projeto foi uma oportunidade de fazer novas experiências com o Sistema Gomos: em cada casa, todas as instalações técnicas (água, eletricidade e climatização) estão concentradas num só módulo, estendidas para os restantes módulos externamente. Este procedimento foi repetido de forma standard em todo o projeto, acelerando os seus processos de produção e montagem.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Translator

 

Translator

 

Projeto
11 Habitáculos na Floresta

Localização
Arouca, Portugal

Cliente
Privado

Arquitetura
SUMMARY

Equipa
Samuel Gonçalves, Inês Vieira Rodrigues, João Meira, Stelios Polyviou

Estrutura
FTS Technical Solutions
Elétrica e Comunicação
ARproj

Pré-fabricação e Montagem
Farcimar, Soluções em Pré-Fabricados de Betão

Fotografias
©Fernando Guerra FG+SG

Área de Construção
512 m2

Ano de Construção
2021

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE