![](https://espacodearquitetura.com/wp-content/uploads/2024/12/Giacomo-Ciavattini-O-Rural-Esquecido_VISTA-NOITE-AIA.jpg)
O Rural Esquecido, uma oportunidade contemporânea. Transformação catalisadora para uma Quinta na Região de Marche, Itália.
“Apenas 2% da superfície da Terra é ocupada por assentamentos urbanos , onde vive 50% da população mundial, o que acontece com os restantes 98%”? Rem Koolhaas, M Talks Conference, Melbourne, 2017 Com esta estatística simples e alarmante, o arquitecto holandês Rem Koolhaas, fundador do OMA e do think tank AMO, abriu as portas a um novo campo de investigação no qual a equipa conduziu numerosas pesquisas com resultados surpreendentes e que foram apresentados na exposição intitulada Countryside, the Future? patente no passado ano de 2020, no Museu Guggenheim em Nova Iorque.
O “Campo”, este novo cenário e ambito de investigação, sempre desempenhou um papel marginal no panorama arquitectónico dos últimos séculos, especialmente centrado no desenvolvimento e propagação das cidades. Consequentemente, também a tradição rural, ao longo dos anos, está gradualmente a desvanecer-se.
A grande migração do campo para a cidade no último século fez com que, até agora, cada vez menos pessoas estejam interessadas em cuidar da terra, preservando-a, antes aumentando a forte cesura entre o homem e a natureza.
A presente dissertação examina uma área de estudo específica, a Região de Marche, na Itália Central, caracterizada por uma forte tradição agrícola, representando um bom exemplo para expressar o enorme potencial do património rural na coalescência do edificado difuso que, graças às novas tecnologias e consciência global, poderá encontrar uma oportunidade de renascimento, interceptando os novos fluxos económicos ditados principalmente pela indústria do turismo, agora cada vez mais maciço e concentrado principalmente nas nossas cidades.
Através da concepção e organização de novos espaços numa quinta local, unidade familiar de agroturismo, o objectivo é combinar uma nova sinergia entre a produção agrícola e a hospitalidade na esfera rural, o que, explorando um novo tipo de multi-funcionalidade ligada aos aspectos produtivos, poderá representar uma resposta integrada e instigante para enfrentar os desafios complexos lançados pela contemporaneidade.
A arquitectura e a sua capacidade de abraçar várias disciplinas representa, portanto, um instrumento de síntese válido para ler e interpretar a complexidade que caracteriza este lugar, sempre sujeito a transformações contínuas.
O projecto tenta, graças ao seu poder evocativo, traçar um novo caminho para a quinta, trazendo assim de volta uma ordem de medida e as proporções certas que permitiriam desencadear dinâmicas potenciais dentro do complexo rural, estabelecendo sobretudo uma nova e forte relação de mediação entre a paisagem natural e a realidade urbana próxima.
Projeto Final de Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP em 2020.2021, de Giacomo Ciavattini, vencedor da edição 2022 do Prémio Archiprix Portugal, galardão que distingue anualmente os melhores projetos de mestrado em arquitectura, arquitectura paisagista e urbanismo apresentados nas instituições de ensino superior nacionais.
TÍTULO
Rural esquecido, uma oportunidade contemporânea.
Transformação catalisadora para uma Quinta na Região de Marche, Itália
NOME
Giacomo Ciavattini
ORIENTADORES CIENTÍFICOS
Professoras Filipa de Castro Guerreiro e Carla Garrido de Oliveira
Mestrado Integrado em Arquitetura Lisboa, 2021
PUBLICAÇÃO
Dissertação publicada no Repositório Aberto da Universidade do Porto / FAUP – Faculdade de Arquitectura / FAUP – Dissertação > https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/137068