Início em 03/04/2025 até 31/08/2025

explora o desejo humano de compreender, conectar-se e viver com outras espécies. Decorre em três passos: aproximar, coabitar e conspirar. A arquitetura é aqui celebrada para lá da sua função utilitária, nas suas funções relacional e crítica. Uma vez que os materiais, as técnicas e os modos de intervenção no espaço moldam sempre conexões entre lugares, pessoas e seres, considera-se que os «usuários» da arquitetura são humanos, pássaros, plantas, minerais e outros.
Interespécies evoca o espírito romântico, na medida em que celebra a subjetividade e a imaginação, e valoriza o conhecimento poético, artístico e filosófico a par do conhecimento científico e da técnica. Porém, situa esse espírito no agora, um tempo marcado pela filosofia do pós-humanismo, do realismo capitalista, com uma irrevogável crise climática de fundo. Assim, propõe já não uma apreciação da natureza à distância, mas antes uma cumplicidade e camaradagem a partir de dentro, numa posição de interdependência e reciprocidade.
Equipa de Investigação: Anna Bertmark, Fernanda Costa, Valentina Demarchi, Bernardo Gaeiras, Mathilde Gouin, Katerina Iglezaki, Carlos Pastor, Mariana Simões (Bauhaus of the Seas Research Group)
Programa Inauguração
◾ 2 de abril às 17:30
Conversa de apresentação da exposição Interespécies
Com Mariana Simões e Katerina Iglezaki (Estúdio de Investigação Interespécies), Bjørnstjerne Christiansen (Superflex), Luise Marter (KWY.studio), Carine Pimenta e Daniel Zamarbide (atelier BUREAU)
Moderação de Mariana Pestana, Chief Curator de Arquitetura do MAC/CCB e curadora da exposição
Em inglês | Entrada livre, sujeita aos lugares disponíveis
◾ 2 de abril às 19:15
Música e sons de espécies interpretados ao vivo em sintetizador analógico e voz, por Kaitlyn Aurelia Smith
Coprodução com Canto
Entrada livre
DATAS / HORÁRIOS
De 3 de abril a 31 de agosto de 2025 10:00 às 18:30
Inauguração 2 de abril, 19:00. Entrada livre.
Exposição temporária Centro de Arquitetura
- Exposição: Interespécies