O Parque Urbano de São Pedro da Cova localiza-se no concelho de Gondomar, numa pequena vila profundamente marcada pela antiga presença da exploração mineira do carvão, ainda visível e preservada na memória local.
A intervenção tem como objectivo a requalificação da área do antigo campo de futebol no lugar de Ervedosa/Vila Verde com vista à criação de um Parque Urbano que abrange uma superfície com cerca de 20.000 m2.
A colocação, em 1927, de um campo de futebol neste local originou fortes alterações na topografia outrora natural e com pendentes elevadas. A construção do campo de futebol implicou, por um lado, uma profunda escavação junto aos limites norte e noroeste de modo a acomodar as bancadas, e por outro, a terraplanagem junto ao limite sul da área de intervenção, a fim de anular as pendentes existentes e criar a plataforma do recinto de jogo. Neste sentido, o projecto pretende promover a requalificação ambiental do sítio e a criação de uma nova centralidade urbana num contexto descaracterizado.
A proposta arquitectónica para o Parque Urbano de São Pedro da Cova assenta por um lado no estudo do desenvolvimento histórico e urbanístico do tecido urbano no qual se este insere e por outro numa atenta interpretação da circunstância. A leitura das marcas presentes no local, impressas na topografia e na estrutura urbana estão na base do conceito do Parque e da organização espacial dos elementos que o constituem.
Existem três entradas naturais no Parque, a principal a norte, à cota alta junto ao Museu Mineiro, a segunda a nascente, à cota intermédia a partir da EN209, e a terceira a sudoeste, à cota baixa a partir da Rua do Pinheiro Manso.
A configuração dos limites físicos da área de intervenção, as pré-existências e a posição que estes elementos ocupam em conjugação com as vistas que promovem sugerem a criação das áreas funcionais do Parque.
Deste modo configura-se, de norte para sul, uma primeira zona dedicada à interpretação da exploração mineira que abrange a Casa da Malta – Museu Mineiro e o Tanque das Três Pernas; uma segunda zona em socalcos a redesenhar o limite poente, voltada para o Parque da Serras do Porto e equipada com mesas; uma terceira área protegida tanto a nascente como a poente pelas concavidades do terreno destinada às actividades lúdicas e desportivas espontâneas; e uma última zona localizada na cota mais baixa da área de intervenção e orientada para o vale a poente que receberá um pequeno Teatro informal panorâmico.
Castro Natali, 2020
Projecto
Parque Urbano de São Pedro da Cova
Cliente
Câmara Municipal de Gondomar
Localização
São Pedro da Cova, Gondomar
Arquitectura
Castro Natali
Arquitectos Responsáveis
Alexandra Castro, Nicola Natali
Colaboradores
Charles Rocha, Sofia Rangel, Nuno Sarmento, Beatriz Robalo
Paisagismo
Laura Roldão Costa – Arquitectura Paisagista
Estruturas
SOPSEC – Serviços de Engenharia
Electricidade
SOPSEC – Serviços de Engenharia
Hidráulica
SOPSEC – Serviços de Engenharia
Instalações Mecânicas
SOPSEC – Serviços de Engenharia
Visualizações
© Castro Natali
Fotografia
© Castro Natali
Área de Construção
20.685 m2
Data do Projecto
2020
Datas de Construção
2021-2023