Categorias: Arquitetura

Decorreu no dia 25 de Abril, no Palácio Nacional de Queluz, a cerimónia de divulgação dos resultados e entrega de prémios dos concursos para a requalificação do terreiro do Palácio Nacional de Queluz e para a ponte verde de Queluz.
A proposta vencedora do concurso para a ponte verde de Queluz, da autoria da Biodesign/Tetraplano, coordenada por Jorge Manuel Frazão Cancela, valoriza “a integração paisagística, nomeadamente, pela boa integração proporcionada pela barreira acústica em talude com revestimento vegetal, junto ao IC19, e pela ponte verde de ligação entre os jardins do palácio [de Queluz] e a Matinha”, “mostra-se, igualmente, positiva, no domínio da mobilidade, atenta a localização dos percursos e as condições de conforto proporcionadas pela sua topologia”.
Neste concurso, de entre oito concorrentes, ficou em segundo lugar os Fora-Fagulha, Oliveira e Ruivo – Arquitectura e Urbanismo, Lda, com uma ponte circular sobre o IC19, e em terceiro a Orla-Estudos e Projectos de Arquitectura Paisagista, com uma travessia mais leve e exposta aos efeitos do tráfego.
No concurso para a requalificação do terreiro do Palácio de Nacional de Queluz, o projecto de Sara Maduro obteve o primeiro prémio, por apresentar “uma visão caracterizada pela sensibilidade e pela leveza da interpretação dos espaços, enquanto lugar de diferentes vivências”, considerou o júri liderado pelo arquitecto João Pedro Falcão de Campos.
Neste projecto destacam-se também “um processo gradual de revelação do espaço e a consciência da água como elemento estruturante implícito”. Além da preocupação com “o enquadramento da Pousada D. Maria I” e “mitigação dos impactos negativos do tráfego”, a proposta “centra-se igualmente na estrutura de irrigação, repondo a localização do Chafariz da Carranca e criando um eixo visual na direcção do Bairro Almeida Araújo e do aqueduto da Quinta Nova”.
Das 11 propostas apresentadas neste concurso, o projecto de Luís Ferreira Neto ficou em segundo lugar e o terceiro prémio foi atribuído a Adalberto Araújo da Silva Gonçalves Dias.
Os concursos para a “ponte verde” pedonal e ciclável sobre o IC19 e a requalificação do terreiro do palácio representam um investimento global estimado de 8,3 milhões de euros (a que acrescem 532.000 euros dos projectos de execução de cada intervenção).
LINKS
http://encomenda.oasrs.org/concursos/detalhe/V31F4y/requalificacao-do-terreiro-do-palacio-nacional-de-queluz
http://encomenda.oasrs.org/concursos/detalhe/X3ktkz/projecto-ponte-verde-de-queluz
http://encomenda.oasrs.org/concursos/detalhe/X3ktkz/projecto-ponte-verde-de-queluz
Galeria