JORGE GRAÇA COSTA DISTINGUIDO COM MENÇÃO HONROSA NOS RE-THINKING THE FUTURE AWARDS
A Casa U, localizada na Ericeira (uma recente Reserva Mundial de Surf), e desenhada para o tricampeão nacional de surf, José Gregório, por Jorge Graça Costa, foi distinguida com uma Menção Honrosa nos Re-Thinking the Future Awards.
A casa, com uma área de 300 metros quadrados e que ocupa um grande lote no topo de uma colina rodeado por uma densa mancha de árvores com vista sobre a Baia de São Lourenço, “baseou-se na reinterpretação das antigas casas-pátio do Mediterrâneo, criando um pátio sentado num platô abraçada por dois longos braços interligados por um terceiro corpo, nunca ignorando as vistas fabulosas para Poente”, explica a sinopse do projecto a que o Construir teve acesso.
Segundo o mesmo documento, “a articulação dos corpos propostos resultou da intenção de criar um pátio interior como que formando um claustro com a piscina a poente, demarcado o limite do mesmo”.
Segundo explica Jorge Graça Costa na descrição da Casa U, “o pátio resultante da volumetria permite criar um microclima de modo a amenizar o clima local”, enquanto que “a piscina promoverá no Verão um efeito refrescante através do arrefecimento evaporativo”.
Os Prémios Re-Thinking da Future são um evento arquitectónico de nível mundial e nesta edição receberam projectos de 83 países que se enquandraram nas suas 20 categorias. Ao todo os prémios distiguiram 60 obras e atribuíram 75 Menções Honrosas.
De salientar que a Casa U já havia sido distinguida internacionalmente, nomeadamente com o prémio Silver Winner, na categoria de Green Applications, nos GAVA AWARDS 2012.
Fonte: Construir.pt
Imagens: re-thinkingthefuture.org