
Se o telhado de sua casa está mais para coador do que para barreira entre o seu conforto e a chuva ou se as paredes estão a perder a cor e merecem uma nova cara, é hora de aproveitar o verão e meter mãos à obra para começar a fazer as renovações que o seu lar merece.
Na prática, tudo isto é muito simples, mas há sempre dois senãos que se interligam e que nos podem trazer surpresas desagradáveis: a orçamentação e o financiamento.
Como evitar surpresas orçamentais e conseguir um financiamento em linha com as suas necessidades?
Por ser de extrema importância para que possa pedir um financiamento adequado à extensão das obras de renovação da sua casa, começamos por tentar explicar-lhe como pode proceder para obter uma orçamentação o mais realista possível.
A orçamentação
Tudo deve começar com a identificação de todas as obras a executar, quais os materiais que deseja utilizar e o tempo em que espera ver a renovação concluída.
Com isto definido, então é altura de fazer uma prospeção de mercado. Procure reunir toda a informação essencial sobre a qualidade do trabalho e dos materiais, preços e rapidez de execução de uma série generosa de empreiteiros.
Para melhor conseguir reduzir esse grupo de potenciais empreiteiros, peça-lhes orçamentos e tente aconselhar-se com quem já recorreu ao trabalho destes profissionais.
Depois de escolhido o empreiteiro e definido o orçamento, algo que deve ser sempre alvo de contrato escrito onde, além do preço, estejam discriminadas as obrigações de cada uma das partes e potenciais indemnizações por atrasos na obra, é altura de perceber se será necessário algum tipo de licença municipal para a obra começar.
Caso vá pintar a fachada do imóvel com uma cor diferente da original ou se as obras vão produzir alterações estruturais, será obrigatório juntar o preço das licenças de construção ao orçamento dado pelo empreiteiro.
Dica: se existir algo que possa fazer você próprio, não hesite, já que isso fará o preço da obra geral diminuir e, consequentemente, não ter de pedir tanto dinheiro.
Com o orçamento na mão, é altura de fazer nova prospeção de mercado, mas desta feita por soluções de crédito, nomeadamente por um crédito obras, solução de financiamento criada com a exclusiva finalidade de o ajudar a pagar as obras de renovação de sua casa.
Crédito Obras: o que é e como contratar?
Como sublinhamos, o crédito obras é uma solução de crédito pessoal com uma finalidade específica (obras) que oferece ao consumidor montantes, prazos de reembolso e taxas de juro que estão perfeitamente alinhadas com as comuns necessidades de quem vai proceder a uma renovação de sua casa.
Por exemplo, no caso do crédito obras, os montantes de financiamento disponibilizados variam entre os 5 mil e os 50 mil euros enquanto os prazos de reembolso vão dos 24 aos 84 meses, a TAN de 12,45% a 13,45% e a TAEG desde 15,41%.
Contudo, à semelhança do que acontece com outros créditos obras, para poder ter acesso a este meio de financiamento, será necessário apresentar um orçamento detalhado das obras a realizar.
Com esta ressalva feita, para o ajudar a calcular o valor da sua prestação mensal, o Credibom disponibiliza-lhe um simulador onde poderá definir o montante que deseja e o prazo de reembolso em que pretende pagar o crédito.
Se a simulação lhe apresentar uma prestação que vá ao encontro das suas expectativas e esteja dentro das suas possibilidades económicas, para prosseguir com a contratação terá de clicar na barra “Fazer Pedido” que acompanha o simulador, seguido do preenchimento de um formulário online, anexar os documentos exigidos e submeter o pedido.
Após uma análise que demorará, em média, 24 horas, terá a resposta à sua solicitação em mãos. Se a mesma for positiva, irá receber o dinheiro pedido no prazo de 48 horas.
Imagem © DR