Requalificação do miradouro do Zebro – Oleiros

As obras de construção da plataforma no Miradouro do Zebro, na Serra do Muradal, na freguesia de Estreito-Vilar Barroco, em Oleiros, decorreram entre fevereiro e setembro 2023.

O projeto, desenhado pelo arquiteto Siza Vieira, compreendeu a colocação de uma plataforma de planta circular de 225m² fixada na rocha, com vista panorâmica, instalada a 300 metros de altura. A estrutura circular aparece suspensa sobre a paisagem com a complexidade da crista do Muradal em três alinhamentos quartzíticos.

A construção foi realizada totalmente em betão armado aparente. O acesso é feito por rampa com guarda de 110 cm de altura constituída por varões e rede de malha flexível em aço inoxidável.

A Secil Betão foi responsável pela conceção, fabrico e logística para a distribuição do fornecimento de cerca de 163 m³ de betão para todo este projeto, com a Eliseu & Farinha, Lda responsável pela execução da empreitada. O betão foi fornecido a partir da Central de Castelo Branco.

Esta é uma obra há muito desejada pelo Município de Oleiros, na medida em que contribui para o crescimento do turismo na região.

O Miradouro integra-se no Trilho Internacional dos Apalaches, que atravessa grande parte da Serra, respeitando, as características dos trilhos para as atividades de escalada que são praticadas no local.

Esta infraestrutura foi financiada em 85% pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia, num montante de 210.855,28€.

Escrito por:

Vitor Vermelhudo | Coordenador do Departamento Técnico de Betão da Secil

LINKS
Galeria
artigos RELACIONADOS
PUBLICIDADE