Concurso internacional de ideias para reabilitar envolvente do antigo Matadouro de Santa Maria da Feira

Início em 18/09/2017 até 02/12/2017

Categorias: 2017Arquivo

Até 2 dezembro de 2017, está aberto um concurso público internacional de conceção (ideias) para a reabilitação da zona envolvente ao antigo Matadouro Municipal de Santa Maria da Feira, agora reconvertido no Imaginarius Centro de Criação, Arte e Espaço Público. As propostas de intervenção deverão valorizar o edifício requalificado e privilegiar a ligação à Estação da Piedade e ao Cineteatro António Lamoso, tendo como âmbito territorial todo o centro histórico da cidade. A três melhores ideias serão premiadas com dez mil, seis mil e quatro mil euros, respetivamente.

 

Promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira com o apoio técnico da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional do Norte (OASRN), o concurso internacional tem como objetivo selecionar três trabalhos de conceção, que permitam encontrar soluções que constituam um efetivo contributo para o desenvolvimento estruturado da cidade, tendo em conta as suas dinâmicas socioeconómicas, culturais e artísticas.

 

O conceito geral da intervenção deverá valorizar o edifício do Imaginarius Centro de Criação, Artes e Espaço Público, e promover a sua relação física e simbólica com o núcleo central histórico da cidade e o Cineteatro António Lamoso.

 

Podem apresentar trabalhos de conceção profissionais independentes ou empresários em nome individual habilitados a exercer a atividade de elaboração de estudos e projetos de Arquitetura em Portugal, com inscrição válida na Ordem dos Arquitetos, e pessoas coletivas cujo objeto social abranja a atividade de elaboração de estudos e projetos de arquitetura, tendo, obrigatoriamente, nos seus quadros técnicos com a habilitação profissional exigida.

 

A seleção dos trabalhos terá em conta a qualidade conceptual da proposta (área de intervenção), que privilegiará a qualidade arquitetónica e urbanística do Eixo Imaginarius Centro de Criação, Arte e Espaço Público – Cineteatro António Lamoso, bem como a qualidade técnica da proposta (área a detalhar). A receção das propostas decorre até às 16 horas do 75º dia após a data de envio do anúncio para publicação do Diário da República e Jornal Oficial da União Europeia.

 

Os três melhores trabalhos de conceção serão premiados com 20 mil euros: dez mil euros (1º prémio), seis mil euros (2º prémio) e quatro mil euros (3º prémio). Serão ainda atribuídas três menções honrosas de natureza não pecuniária.

 

A requalificação da zona envolve ao antigo Matadouro Municipal faz parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Santa Maria da Feira.

Inscrição na plataforma anoGov (ver link em baixo)
LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Concurso internacional de ideias para reabilitar envolvente do antigo Matadouro
Galeria
concursos RELACIONADOS
PUBLICIDADE