OPEN CALL: Quantos ÁQuatros cabem no A4

Início em 27/03/2020 até 05/04/2020

Categorias: 04 Abril2020

“Como é costume dizer-se, o arquiteto tem que estar atento ao mundo, mas por outro lado, tem que ser um bocado esquizoide.Porque quando tem que desenhar, o mundo é uma folha A4.”
Eduardo Souto Moura

 

TEMA

Á Quatro é um edifício, é simultaneamente a sala de projetos da extinta Companhia União Fabril. Á Quatro é um ateliê; é um gabinete de engenharia, é uma folha de papel. A4 é um formato normalizado. É um sistema internacional. Tem 29,7 por 21 cm. É uma folha em branco. Pode ser vertical. Pode ser lido ao baixo. Pode ser horizontal. Pode ser lido ao alto. Um A4 são dois A5 ou quatro A6. É metade de um A3. O A4 é uma folha em branco. É um bloqueio artístico. O A4 é um horizonte de possibilidades. Cabe uma ideia no Á Quatro. Cabem muitas ideias no Á Quatro. O A4 é um evento no edifício Á Quatro no Barreiro, organizado e produzido pela Estação Sul e Sueste e as Tarimba em parceria com a Baía do Tejo e a Câmara Municipal do Barreiro. Tem como objeto de reflexão o formato A4 e o processo criativo dos artistas tendo como cenário um edifício de exceção do território industrial do Barreiro, o Á Quatro.

OBJECTIVOS

Convidamos artistas, coletivos ou entidades a submeterem um A4 que seja uma reflexão sobre o seu processo criativo e os limites dimensionais deste formato. Não existem restrições sobre as técnicas, os materiais ou os temas. O formato deve seguir os 29,7 por 21 cm considerando-se propostas com relevo até 5 cm. Apenas será admitida uma folha por artista.

Os interessados em participar devem submeter o seu portefólio, website, instagram ou imagens de trabalhos anteriores por e-mail para eventoa4.2020@gmail.com até às 23h59 do dia 05 de Abril de 2020. Não serão consideradas as candidaturas enviadas após a data. O resultado da seleção prévia por parte da organização será comunicado aos artistas até o dia 10 de abril de 2020. Após essa data, os artistas selecionados terão até o dia 30 de abril de 2020 para entregar os trabalhos. A entrega será combinada com a organização do evento. Os trabalhos deverão ser entregues em envelope fechado e devidamente identificados com a ficha de inscrição (ver pdf).
As obras deverão ser identificadas no verso.

DATA

05 ABRIL 2020 – Prazo final para o envio de candidaturas
10 ABRIL 2020 – Comunicação dos resultados
30 ABRIL 2020 – Prazo final para entrega dos trabalhos
16 e 17 MAIO 2020 – Evento A4

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Durante o evento os trabalhos os trabalhos estarão à venda ao público pelo preço unitário de 20 euros. O valor reverte 90% para o artista e 10% para a organização. ( 2 euros, de modo a que possam ser cobertas as despesas associadas à produção).

É da responsabilidade da organização a curadoria e desenho da exposição.
Todos os trabalhos serão tratados de forma igualitária.
A organização não se pode responsabilizar por eventuais extravios dos trabalhos até à data do evento e depois do mesmo.

As obras produzidas para a exposição são propriedade dos artistas, ficando à guarda da organização apenas durante o evento.
Os trabalhos que não forem vendidos serão devolvidos aos artistas em data e hora a definir.

Todas as questões e dúvidas podem ser submetidas para o contacto e-mail eventoa4.2020@gmail.com.

O evento irá acontecer nos dias 16 e 17 de maio de 2020 em horário a definir.

Local
Edifício ÁQuatro
Rua Industrial Alfredo da Silva, Baía do Tejo,
Barreiro (junto do mural do VHILS

Coordenadas
38.66592259585345, -9.07077491283417

SOBRE

Estação Sul e Sueste nasce em janeiro de 2018 no Barreiro. É uma plataforma multidisciplinar sem espaço físico definido, de pensamento e reflexão sobre o território e a paisagem. Apropriando- nos da semântica da palavra: estação enquanto recetáculo de acontecimentos efémeros, materializando a nossa inquietude numa incubadora às ideias e potencialidades expectantes deste território. No limite pretende-se uma ligação dinâmica entre a prática artística, a arquitetura e a cidade como organismo vivo.

Tarimba constitui um coletivo artístico formado por oito mulheres. A Tarimba nasce em janeiro de 2019 em Lisboa para ser uma plataforma de promoção do trabalho de artistas e curadores emergentes. Por meio das suas iniciativas e parcerias, a Tarimba procura trazer à tona um mundo da arte: aberto, acessível, de encontro entre pessoas. Tarimba quer dizer prática, conhecimento que se ganha ao longo de muita experiência.

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Quantos ÁQuatros cabem no A4
PDFS
Galeria
concursos RELACIONADOS
PUBLICIDADE