Início em 12/06/2020 até 19/06/2020

A 8ª edição da Arquiteturas, adiada para 2021 devido à pandemia de Covid-19, teria ocorrido na semana passada em Lisboa. No entanto, o festival anunciou as informações completas sobre seleção de programas de filmes no seu site.
O tema é Bodies Out of Space e visa refletir sobre a construção social do espaço conectado a um fio que circula dentro das suas próprias narrativas de dominação. Narrativas também de identidade em que muitas vezes os nossos corpos são forçados a entrar.
A equipa do Arquiteturas decidiu que esta pausa seria uma ótima oportunidade para relembrar as últimas sete edições do festival e fornecer aos espetadores do mundo inteiro uma retrospetiva do festival com filmes gratuitos.
Cada filme será lançado todas as sexta-feiras, até à data da edição no próximo ano, que decorrerá no cinema São Jorge de 1-6 Junho, e poderá ser visionado durante uma semana.
Esta iniciativa visa proporcionar visibilidade aos filmes e aos realizadores e agradecer a sua contribuição para o início de muitas discussões necessárias iniciadas no festival através das histórias retratadas nos filmes.
O festival convida todas as semanas, ao vivo no Instagram, os realizadores para uma conversa informal com a diretora do festival. Estas conversas serão anunciadas sempre que for possível serem realizadas, através das páginas do Instagram e do Facebook do festival.
O primeiro filme da retrospectiva é Misleading Innocence (tracing what a bridge can do) e estará disponível para visionamento gratuito de 12-19 de junho em www.arquiteturasfilmfestival.com
Francesco Garutti and Shahab Mihandoust, 2014, Canadá, 50’
Este filme, concebido por Francesco Garutti, realizado por Shahab Mihandoust, e produzido pelo Canadian Centre for Architecture (CCA), explora a história do planejamento e da política de uma série de viadutos em Long Island, nos EUA, encomendados nas décadas de 1920 e 1930 por Robert Moses.
“How and to what degree can a project’s intentions be deliberately concealed? What are the deviously designed effects and the unplanned political consequences of the agency of the artifacts that surround us?” – Francesco Garutti
- Tema: Retrospective 2013-2019