Concreta 2019

Início em 21/11/2019 até 24/11/2019

Categorias: Feiras

Com um formato renovado, a bienal quer afirmar-se pela criação de pontes de contacto entre os profissionais e a indústria, numa visão abrangente e integrativa entre arquitetura, construção, design e engenharia do futuro.

De 21 a 24 de novembro, a Concreta – Feira de Construção, Reabilitação, Arquitetura e Design instala-se na Exponor para mostrar as últimas tendências e soluções de mercado. Na sua 29ª edição, a bienal desenha agora uma nova experiência de visita, alicerçada na criatividade, inovação e arte.

A nova configuração conduz os visitantes por um percurso pelas principais áreas de exposição do evento, onde se intersetam as chamadas “Praças Concreta”, espaços de criação e inovação, que dão palco a disciplinas periféricas, mas que cada vez mais interagem no processo de construção, como o design, a ilustração, a fotografia e o vídeo. Estes espaços são eles próprios uma expressão artística assinada pelos autores convidados.

Diogo Aguiar é, desde a edição anterior em 2017, comissário do evento e responsável pela evolução do conceito. “A Concreta é muito mais do que uma feira onde se apresentam novidades. É um espaço de partilha e de interação, que reúne os dois lados – o da indústria e o dos profissionais para pensar, inspirar e instigar a arquitetura e construção em Portugal. No fundo, queremos refletir as novas dinâmicas e linguagens do processo de construção, cada vez mais abrangente e complexo”.

A organização aposta num dinâmico programa de atividades, entre palestras com grandes nomes da arquitetura e do design, eventos de networking e prémios, com destaque para o “Arquétipo”, que cria parcerias de negócio entre ateliers de arquitetura e marcas de materiais de construção e o “Concreta Under 40 by CIN”, que distingue um jovem talento promissor até aos 40 anos de idade, com a atribuição de um prémio monetário no valor de 2.000 euros.

A Concreta é organizada em parceria com a Ordem dos Arquitetos – Seção Regional Norte e Ordem dos Engenheiros – Região Norte, que dão a oportunidade aos seus associados de se apresentarem em nome próprio no evento, num total de cerca de 50 ateliers e empresas.

O evento divide-se em dez grandes áreas: Do Nada, espaço dedicado à construção; Sangue novo, área exclusiva a jovens arquitetos e designers; Estala o verniz, espaço dedicado às soluções de revestimento e acabamento; Pecado da Gula, área dedicada às várias opções de cozinhas e Em Banho Maria, espaço com várias soluções de banho; À sombra da bananeira, área dedicada ao jardim e exteriores; Faz-se luz, espaço com várias soluções de iluminação; Caixa de ferramentas, área com várias opções de ferramentas e Hot and Cold, com soluções de climatização. A Concreta terá ainda o Laboratório de Sonhos, um espaço dedicado em exclusivo às startups do setor.

Para Carla Maia, diretora de marketing da Exponor Exhibitions, “numa altura em que se regista um forte impulso do mercado da construção em Portugal, a Concreta pretende afirmar-se como uma plataforma de negócio e de contacto, ao mesmo tempo que premeia a criatividade e o pensamento disruptivo, com vista à evolução da indústria e do setor.”

A edição anterior, em 2017, reuniu mais de 30.000 visitantes, entre profissionais e público em geral. O evento tem como objetivo atrair cada vez mais visitantes internacionais, contando com a presença comitivas estrangeiras vindas de Espanha, França e Alemanha.

LINKS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total

Armstrong

Soluções que funcionam