Sofia Cardim

Conferências da Garagem 2017

Início em 05/06/2017 até 27/10/2017

Categorias: conferências

As Conferências da Garagem pretendem apresentar várias vozes através das quais os arquitetos estão hoje a redefinir o seu papel na sociedade, práticas com a coragem necessária para investigar e explorar áreas menos óbvias da arquitetura e para encontrar formas adequadas de construção do nosso mundo.

Anna Puigjaner // Kitchenless City

No final do século, em cidades como Nova Iorque, aumentaram os apartamentos onde as cozinhas individuais foram substituídas por serviços domésticos, como salas de jantar e cozinhas coletivas, sistemas centralizados de aspiração, infantários, serviços domésticos partilhados, etc. Ao introduzir a ideia de serviços domésticos coletivos, estes projetos deslocaram alguns elementos que normalmente se encontravam no interior das habitações, movendo-os para a esfera pública. A eliminação da cozinha foi central para a construção desse possível sentido coletivo.

Anna Puigjaner é arquiteta, editora e investigadora. É cofundadora do atelier de arquitetura MAIO, que trabalha com sistemas espaciais que permitem a convergência de posições teóricas e práticas.

4 Julho: Maarten Gielen // Rotor Deconstruction

Com uma nova abordagem à prática arquitetónica contemporânea, Rotor desenvolve posições críticas sobre o design, recursos materiais e desperdício, através de investigação, exposições, escrita e conferências. Após dez anos de investigação acerca da circulação dos materiais na indústria e construção, Rotor lançou um spin-off: Rotor Deconstruction, uma entidade autónoma dentro da Rotor (desenhada como uma cooperativa), responsável pelo desmantelamento e revenda de elementos com valor provenientes de edifícios condenados à demolição. Rotor Deconstruction comercializa duas categorias de materiais: por um lado, elementos de construção genéricos como portas, janelas, tetos falsos, iluminação, etc.; por outro lado, pedaços excecionais e materiais de edifícios icónicos.

Maarten Gielen fundou a Rotor em 2005 juntamente com Tristan Boniver e Lionel Devlieger. Trabalha como designer, diretor e investigador. Na Rotor colaborou na exposição de projetos como OMA/Progress (Barbican Art Gallery, Londres, 2011), Usus/Usures (Pavilhão Belga, Bienal de Arquitetura, Veneza, 2010), ou Ex Limbo (Fondazione Prada, Milão, 2011). Em 2012, foi nomeado professor convidado na HEAD, em Génova. Em 2013, foi curador, juntamente com Lionel Devlieger, da Trienal de Arquitetura de Oslo. Em 2014, coordenou, em colaboração com Lionel Billet e Renaud Haerlingen, a criação da Rotor Deconstruction. Em 2015, recebeu o Prémio Global para Arquitetura Sustentável e o Prémio Rotterdam-Maaskant.

3 Outubro: Sam Jacob // A Strange Harvest

Sam Jacob é diretor do atelier Sam Jacob Studio, cujo trabalho se estende a escalas e disciplinas desde o design urbano à arquitetura, design, arte e projetos de curadoria. É Professor de Arquitetura na UIC, professor convidado em Yale e escreve para as revistas Art Review e Dezeen. Foi diretor fundador do atelier FAT Architecture. Os projetos recentes incluem a exposição Fear and Love, no Museu do Design, um novo edifício de uso misto em Hoxton, Londres, espaço público e estratégia cultural para um mercado no sul de Londres, e a nova galeria do V&A, em Shenzen. O trabalho de Jacob foi publicado e exposto internacionalmente na Bienal de Arquitetura de Veneza em 2016 e 2014 (onde foi cocomissário do Pavilhão Britânico), Spaces Without Drama na Fundação Graham, Chicago, A Very Small Part of Architecture no Cemitério de Highgate, e um projeto para a Bienal de Chicago 2017.

28 Novembro: Beka & Lemoine // Living Architectures

Artistas, realizadores, produtores e editores, Ila Bêka e Louise Lemoine têm trabalhado juntos nos últimos dez anos, focando-se principalmente em experimentar com novas formas narrativas e cinematográficas em relação à arquitetura contemporânea. Desde 2007, têm vindo a desenvolver uma série de filmes, intitulada Living Architectures, que venceu o prémio de Melhor Filme sobre Arquitetura, na Archfilm Lund 2013. Koolhaas Houselife, internacionalmente aclamado como o “filme de culto sobre arquitetura” (El Pais), é provavelmente o filme mais famoso da série, tendo como principal personagem Guadalupe, a irresistível empregada doméstica. Os seus filmes têm sido exibidos em prestigiadas instituições culturais internacionais por todo o mundo. Foram apresentados pelo New York Times como “figuras de culto do mundo arquitetónico europeu”. Em 2016, o MoMA adquiriu a obra completa de Bêka & Lemoine para a sua coleção permanente.

CCB – Garagem Sul: 

6 junho/ 4 julho / 3 outubro / 28 novembro 

Terças, às 19h00, na Sala Luís de Freitas Branco

Galeria
LINKS
PDFS
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Conferências da Garagem
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total

Tectum PRO

Sistemas Construtivos Cobert