Exposição: Espaço, Tempo, Matéria

Início em 25/09/2021 até 30/10/2021

Categorias: Exposições

Espaço, Tempo, Matéria é o título de uma mostra coletiva com a curadoria da Estação Sul e Sueste para o Convento Madre de Deus da Verderena, no Barreiro.

Espaço, Tempo, Matéria: atua como título, mas em simultâneo como tema da exposição, refletindo o significado do convento na atualidade, nas suas várias dimensões: física, patrimonial, histórica, poética e funcional. A intervenção no edifício foi o exercício que a Estacão Sul e Sueste com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro propôs a 14 artistas. O tema, sem ser uma limitação, são todas as variáveis que um edifício como este encerra: a espacialidade, a história e a memória. O resultado do processo imersivo dos artistas – em jeito de residência e em gesto de exercício de imaginação – são as intervenções site-specific que compõem a exposição.

Para os 14 artistas presentes, o campo comum das intervenções são, portanto, a relação/correlação, ou em certos casos, a disrupção entre as três variáveis que formam o título da exposição: espaço, tempo, matéria.

A exposição inaugura no dia 25.09.21 das 15h00 às 17h30, estando patente até dia 30.10.21 e é o pretexto para revisitar o interior do Convento Madre de Deus da Verderena que se deixa ocupar temporariamente por novos residentes e uma outra utilização.

ARTISTAS

Ana Frois, Ana Paisano, ChristianoMere, Clara Imbert, Diana Cerezino, Frederico Vicente, Henrique Neves, Jéssica Burrinha, Maria Sassetti, Martinho Costa, Paula Simão, Tiago Rocha Costa, Tierri Correia e Tim Ralston

ESTAÇÃO SUL E SUESTE

É uma plataforma sem fins lucrativos criada em 2018 no Barreiro. Tem como objetivo ser charneira entre as artes e a arquitetura, território e a paisagem a sul do Tejo.

 

ONDE

Convento Madre de Deus da Verderena

QUANDO

Sábado, 25.09.21 – 30.10.21 15h00 às 17h30

HORÁRIO

De segunda a sexta das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

2, 9 e 30 de outubro, aberto ao público das 14h00 às 17h30

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Exposição: Espaço, Tempo, Matéria
  • Local: Convento Madre de Deus da Verderena
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE