Início em 23/02/2022 até 23/02/2022

A propósito da exposição ‘Manuel Botelho. Projecto e Obra‘, a mesa redonda ‘Manuel Botelho . Professor’ junta seis arquitectos, que se cruzaram na FAUP, enquanto alunos ou docentes, com Manuel Botelho: António Neves (introdução), Jorge Reis (moderação), Conceição Melo, Eduardo Fernandes, Inês Beleza e José Manuel Soares.
Manuel Botelho leccionou na FAUP durante 30 anos, tendo iniciado a sua carreira docente através de concurso para assistente estagiário em 1980. A sua primeira experiência decorreu em Projecto V, sob regência do arquitecto Pedro Ramalho, e tendo como colegas Álvaro Siza e Eduardo Souto Moura. Com o arquitecto Fernando Távora leccionou Teoria Geral da Organização do Espaço no ano lectivo 1987-1988. Também na área da Teoria partilhou as aulas de Métodos e Linguagens da Arquitetura Contemporânea, entre 1999 e 2004 com o arquitecto José Salgado. Entre 1993 e 1995 e entre 2004 e 2006 integrou a equipa de docentes de Projecto III, contudo o seu percurso foi marcado sobretudo pelos longos períodos de docência em Iniciação ao Projecto e Projecto I: nos anos 1982 a 1987, 1988 a 1992 e 1995 a 1998 sob regência de Sergio Fernandez ou Alfredo Matos Ferreira e entre 2006 e 2010 em co-regência com José Manuel Soares.
“… a postura de Manuel Botelho diferenciava-se claramente não só pela especificidade do tom e ritmo pausado, mas sobretudo pela emotividade do seu discurso, pela abordagem lírica às matérias arquitectónicas e pelos inesgotáveis cruzamentos interdisciplinares, já que nas suas aulas os estudantes eram confrontados com a filosofia, a pintura, a escultura, a literatura, e desta última, em especial, a poesia.” Jorge Reis in ‘Manuel Botelho casas’, Dissertação de Mestrado Integrado, FAUP, 2018.
“Com Manuel Botelho éramos, seus alunos, conduzidos pela descoberta do desenho, pelas possibilidades quase ilimitadas da forma arquitetónica, do jogo de volumetrias, pelas complexas relações espaciais com que temos que lidar. A maior parte de nós entrava ali num mundo desconhecido, belo, difícil e apelativo. Éramos levados pela incessante procura de uma ideia de clareza, de ausência de ruído, da imensa nobreza, solenidade mesmo, da obra arquitetónica, onde não faltava a interrogação, elementos de descontinuidade, a perturbação intencional da ordem óbvia.” Duarte Belo in Cidade Infinita
Conceição Melo (Maia) diplomada em Arquitectura pela Escola de Belas Artes do Porto em 1984, foi aluna de Manuel Botelho em Projecto V no início da sua experiência docente. Exerce a sua prática profissional em torno do Mestre em ordenamento do território e do planeamento urbano (FAUP/FEUP 1995), exerce a sua prática profissional nessa área. Fundou em 2005 a Cultour, foi professora convidada da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho entre 2009 e 2011, é actualmente Presidente do Conselho Directivo da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos
Eduardo Fernandes (Porto, 1966) licenciado em Arquitectura pela FAUP em 1992 e Mestre em Planeamento do Ambiente Urbano pelas FAUP/FEUP em 1998. Iniciou a sua carreira docente enquanto assistente do arquitecto Manuel Botelho em Métodos e Linguagens da Arquitetura Contemporânea. Doutorado em Cultura Arquitectónica pela EAUM em 2011, com a tese A Escola do Porto, contributos para a actualização de uma ideia de Escola, é actualmente Professor Auxiliar do Mestrado Integrado em Arquitectura da Universidade do Minho.
Inês Beleza (Porto, 1991) Mestre em Arquitectura pela FAUP em 2017. Foi aluna de Manuel Botelho em Projecto I, em 2010.
José Manuel Soares (Porto, 1953) diplomado em Arquitectura pela Escola de Belas Artes do Porto em 1977. Participou enquanto estudante nas equipas do FFH/SAAL, nos bairros do Leal e da Arrábida no Porto, entre 1974 e 1976. , doutorado em Arquitectura pela FAUP em 2013.
Iniciou a sua actividade de docente como Assistente na Faculdade de Engenharia da Universidade de Angola entre 1980 e 1981. Leccionou Projecto na FAUP entre 1984 e 2020, tendo partilhado a sua experiência docente com Manuel Botelho
Estabeleceu o seu escritório no Porto em 1995.
Parceria
FAUP | EAAD | Lab2PT | FIMS
Apoio à divulgação
OA-SRN
Apoio
SIGN – Wide Format Printing
Vieira de Castro
Quinta do Infantado
Esta iniciativa foi apoiada através do Financiamento Plurianual do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), Ref.ª UID/04509/2020, financiado por fundos nacionais (PIDDAC) através da FCT/MCTES.
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).
Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.
A FAUP não emite declarações de presença ou assistência online do evento.
- Conceição Melo
- Eduardo Fernandes
- Inês Beleza
- José Manuel Soares
- INTRODUÇÃO
- António Neves
- MODERAÇÃO
- Jorge Reis
- Mesa redonda: Manuel Botelho . Professor