Espaço de Arquitetura . Eventos

Design Thinking no Porto

Início em 23/11/2018 até 24/11/2018

Categorias: Workshops

CULTURA DE INOVAÇÃO PELO PROCESSO DE DESIGN

O pensamento e processo do Design constituem uma nova abordagem, centrada nas pessoas/utilizadores, que explora a vertente emocional e analítica (human centered design) e que permite dotar as mesmas quer de capacidade, quer de ferramentas para alcançarem soluções inovadoras e criativas para os seus negócios e contexto.
Em oposição às tradicionais disciplinas académicas, o Design Thinking não possui uma descrição ou linguagem universal, mas destaca-se por se tratar de uma nova forma de pensar e encarar problemas e desafios de forma dinâmica, multidisciplinar e adaptável a cada contexto.


COMO FUNCIONA?
Este formato de workshop foi desenvolvido com o principal objectivo de dotar os participantes de novas formas de pensar e agilidade face à mudança, mantendo espírito criativo e inovador, aprendendo a encarar os problemas e transformar os desafios em autênticas janelas de oportunidade.

Este workshop divide-se em 2 momentos, ambos fundamentais para a aprendizagem. 
Num primeiro momento abordar-se-ão as raízes e os fundamentos do Design Thinking.
Posteriormente, e sob um estudo de caso real, irá ser explorada toda a componente práctica ao longo do processo criativo em busca de possíveis soluções inovadoras. Tudo decorrerá num ambiente de imersão e de foco nas pessoas, sob a orientação próxima do especialista Hélder Teixeira, fundador da Oporto Design Thinkers Academy.


CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS (12H)
Introdução ao Design Thinking: Origem, contexto, enquadramento e posicionamento entre as várias disciplinas académicas, principais fundamentos, Duplo Diamante e ferramentas de criatividade.


Design Challenge: apresentação do desafio prático, criação e identificação dos grupos de trabalho.


Pesquisa e Exploração: planeamento da etapa exploratória, pesquisa e criação de empatia, obtenção de insights e definição do Ponto de Vista.


Mapeamentos: Persona Map, Customer Journey Mapping, Stakeholder Map.


Visualização de Ideias: aplicação de ferramentas de brainstorming, validação de ideias-chave para a solução do problema, service scenario mapping.


Protótipagem Rápida: eleição dos protótipos a serem testados (produtos e/ou serviços), realização de protótipos com recurso a técnicas manuais e materiais restritos, apresentação e pitch dos protótipos dos vários grupos de trabalho.

PARA QUEM?
Profissionais e empreendedores que pretendam melhorar a sua performance e desempenho e potenciar a sua performance profissional em termos de cultura de inovação.
Profissionais e empreendedores que pretendam iniciar/desenvolver modelos de negócio inovadores.
Todos os que tenham motivação criativa.
Mentes abertas para imergir numa nova abordagem que se foca essencialmente na exploração emocional e analítica das pessoas (human centered design).

HORÁRIO:

23 de novembro | 14.00h – 18.30h
24 de novembro | 10.00h – 13.00h – 14.00h – 18.30h


DURAÇÃO

12h

INVESTIMENTO

199€

Nota: A formação realiza-se com um mínimo de 8 participantes

FORMADORES
Hélder Teixeira, fundador da Oporto Design Thinkers Academy
ESPECIFICAÇÕES
  • TEMA: Design Thinking
VÍDEOS
Galeria
formacoes RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total

BMI Portugal

Garantimos soluções eficientes para coberturas