
A Fundació Mies van der Rohe e a Comissão Europeia divulgaram os 20 projetos portugueses nomeados que estão entre 383 projetos de 38 países, como Espanha, Grécia, Croácia, Alemanha, Bulgária, Luxemburgo, Malta, Itália, Áustria, entre outros, que integram a lista para o Prémio Mies Van Der Rohe 2019.
Dos 20 nomeados 17 foram construídos em Portugal e três foram construídos na Europa, conforme lista divulgada pela organização.
Os 17 projetos em Portugal que estão nomeados são:
CAA-Centro de Artes de Águeda – Águeda – AND-RÉ
Capela do Monte Barão de São João – Álvaro Siza 2 – Arquitecto, SA
Centro Interpretativo do Vale do Tua – Foz do Tua – Rosmaninho + Azevedo – Arquitectos
Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua – Foz do Tua – Souto Moura – Arquitectos, SA
Promise – Casa do Caseiro– Grândola – Camilo Rebelo Arquitectos
Capela de Nossa Senhora de Fátima – Idanha-a-Nova – Plano Humano Arquitectos
FPM41 – Lisboa – Barbas Lopes Arquitectos
Palacete Barão de Santos – Lisboa – Barbas Lopes Arquitectos
Casa na Rua do Quelhas – Lisboa – Inês Lobo Arquitectos Lda
Praça Fonte Nova – Lisboa – José Adrião Arquitetos
Teatro Luís de Camões – Lisboa – Manuel Graça Dias + Egas José Vieira, Arquitectos, Contemporânea, lda
Terminal de Cruzeiros de Lisboa – Lisboa – Carrilho da Graça –
Capela da Luz Eterna – Ponta Garça – Bernardo Rodrigues
Casa Rotativa, Coimbra – Porto – Pedro Bandeira – PLF
Casa Rua do Paraíso – Porto – FALA
Jardim Botânico do Porto: Reabilitação da Casa Andresen e Estufas, e Reabilitação da Casa Salabert – Porto – Nuno Valentim, Arquitectura e Reabilitação, Lda
Hotel Rural Casa do Rio – Vila Nova de Foz Côa – Menos é Mais Arquitectos Associados, Lda.
Os 3 projetos que estão nomeados na Europa são:
Igreja de Saint-Jacques de la Lande – Rennes – Álvaro Siza 2 – Arquitecto, SA
Faculdade de Arquitetura em Tournai – Tournai – AIRES MATEUS
Capela do Vaticano para a Bienal de Veneza 2018 – Venice – Souto Moura – Arquitectos, SA
O prémio, no valor de 60 mil euros, instituído em 1987 pela Comissão Europeia e pela Fundação Mies van der Rohe, com sede em Barcelona, é considerado um dos galardões de maior prestígio na área da arquitetura.
O júri do prémio é formado por Dorte Mandrup,George Arbid, Angelika Fitz, ?tefan Ghenciulescu, Kamiel Klaasse, María Langaritaand Frank McDonald.
Globalmente, os selecionados apresentaram propostas das áreas da habitação, cultura, escritórios, desporto, comércio, edifícios governamentais, transporte e tipologias urbanas.
Os edifícios relacionados com cultura são este ano o maior grupo, com 15% do total, seguidos pelos edifícios de uso misto, com 14%.
O Prémio Mies van der Rohe é bienal e distingue projetos de arquitetura construídos nos dois anos que precedem a sua atribuição. Também entrega um prémio de 20 mil euros a arquitetos no início de carreira.
O projeto do arquiteto português Álvaro Siza Vieira para o antigo Banco Borges e Irmão, em Vila do Conde, foi o distinguido na primeira edição do prémio, em 1988.