
Três gabinetes portugueses estão nomeados para o WAF, considerado o maior concurso de arquitectura do mundo, que se realiza em Novembro, em Barcelona, Espanha.
A lista dos nomeados hoje conhecida inclui participantes de mais de 80 países, entre os quais os gabinetes portugueses ‘Manuel Ventura & Associados’, ‘Promontório Arquitectos’ e ‘Lema Barros + Castelo Branco Arquitectos’.
O painel do júri internacional de 65 elementos é composto por arquitectos e críticos de arquitectura, reconhecidos internacionalmente.
O concurso está organizado em 27 categorias, num modelo semelhante aos ‘Óscares’ do cinema, sendo numa primeira fase seleccionados, de entre os milhares de concorrentes, os melhores projectos e edifícios por cada categoria. Os nomeados serão depois sujeitos a uma eleição para escolher o vencedor da respectiva categoria e, posteriormente, eleger o melhor edifício e o melhor projecto do ano.
Manuel Ventura & Associados contou com duas nomeações. Uma na categoria ‘Edifícios de Saúde’ com o já construído Hospital CufPorto, ao lado de alguns dos maiores e mais prestigiados gabinetes mundiais, nomeadamente a Foster and Partners, com um hospital no Reino Unido, BVN-Architecture, com uma unidade semelhante na Austrália, Hughes Condon Marler Architects, do Canadá, dhbArchitects, da Irlanda e Kourosh Rafiey, do Irão.
O outro projecto nomeado por ‘Manuel Ventura & Associados’ é um edifício na categoria ‘Comércio e serviços’, o Edifício Dynamic, em Braga, onde se localizará uma grande superfície comercial.
Neste caso, o número de nomeados são 12.
Na categoria de ‘Shopping’ o gabinete ‘Promontório’ conseguiu a nomeação do Shopping Vivaci, na Guarda, entre projectos de Espanha, Singapura, China, Bélgica, França, Japão Turquia e Áustria.
O gabinete ‘Lema Barros + Castelo Branco Arquitectos’ está nomeado com o protejo ‘Monumento Centro Museológico Linhas de Torres’, na categoria ‘Projectos Futuros/Cultura’, sem construção prevista.
Entre os vencedores das anteriores edições da WAF encontram-se o gabinete inglês ‘Foster and Partners’, vencedor, em 2008, na categoria ‘Novo/Antigo’, a arquitecta iraniana Zaha Hadid, também em 2008, na categoria ‘Transportes’, com a estação de comboios Nord Park, na Áustria, os espanhóis Miralles Tagliabue, com o Pavilhão de Espanha para a Expo de Shangai, e o sul africano Peter Rich, vencedor absoluto da edição de 2009, entre outros.
Manuel Ventura é o autor do projecto da ponte metálica das Andresas, no Porto, bem como do plano de urbanização que reestruturou toda a zona do Bessa, na capital nortenha, no âmbito do Euro 2004, sendo também mentor da Avenida Cassiano Barbosa, entre muitos projetos para programas muito diversificados. Tem gabinete sediado na cidade do Porto.
O gabinete ‘Promontório’, em Lisboa, foi criado em 1988 pelos arquitectos João Perloiro, João Luis Ferreira, Paulo Perloiro e Paulo Martins Barata, ao qual se associou posteriormente Pedro Appleton. É responsável por diversos projectos de centros comerciais, residenciais e hotelaria, entre outros.
O gabinete ‘Lema Barros + Castelo Branco’ é liderado pelos arquitectos Manuel Lema Barros e Cristina Castelo Branco. Tem no seu currículo alguns prémios e distinções em concursos de arquitectura sendo a sua obra sobretudo construída no município de Torres Vedras onde o gabinete está sediado.