André Rodrigues Marques vence concurso para a reabilitação do Armazém da Academia das Ciências de Lisboa

Categorias: Arquitetura

O Júri considerou que dos 15 trabalhos apresentados dentro do prazo, e conforme o Relatório Final, a proposta vencedora, do concorrente André Rodrigues Marques, Unipessoal, Lda revela “uma excelente interpretação do programa do concurso, apresentando de forma sintética, transparente e sugestiva, as linhas gerais da proposta de reabilitação”. O Júri destaca ainda, “o modo como salvaguarda e valoriza as materialidades existentes e o espírito do lugar, optando por soluções de reaproveitamento eficiente dos espaços de intervenção, numa perspetiva de economia circular consentânea com os propósitos de modernização e adaptação da Academia das Ciências a desafios do tempo presente”.

A proposta apresentada por Humberto & Humberto – Arquitectos, Lda em 2º lugar, oferece “uma interpretação inovadora do diálogo entre as materialidades preexistentes e um pavimento e revestimento de madeira que acompanha as paredes de todo o espaço de intervenção, criando suporte para soluções técnicas de iluminação e ventilação”. O Júri sublinha ainda, “a coerência arquitetónica da proposta assim como a reversibilidade das novas soluções apresentadas”.

A proposta classificada em 3º lugar, do concorrente CORP ARQUITETOS LDA apresenta uma “interpretação segura e bem fundamentada do programa de intervenção, valorizando de modo nítido as potencialidades arquitetónicas do espaço existente”.

O Júri decidiu atribuir uma Menção Honrosa ao trabalho classificado em 4º lugar do concorrente Minhós de Almeida e Arnaut Arquitectos, Lda pelo “cuidado no desenvolvimento do conceito, inspirado na ideia de arquivo, assim como a exequibilidade das soluções funcionais”.
Os trabalhos apresentados dentro do prazo no âmbito do concurso público de conceção para a elaboração do projeto de reabilitação do Armazém da Academia das Ciências de Lisboa, promovido pela Academia das Ciências de Lisboa, com assessoria técnica da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitetos, foram apreciados pelo Júri resultando na seguinte ordenação:

1º classificado
Concorrente: André Rodrigues Marques, Unipessoal, Lda
Coordenação: André Rodrigues Marques

2º classificado
Concorrente: Humberto & Humberto – Arquitectos, Lda
Coordenação: Humberto Silva

3º classificado
Concorrente: CORP ARQUITETOS LDA
Coordenação: Diogo Navarro Azriel Menéres Pimentel

4º classificado – Menção Honrosa
Concorrente: Minhós de Almeida e Arnaut Arquitectos, Lda
Coordenação: Eduardo Arnaut

 

Consulte o Relatório Final de Júri + Anexo > AQUI

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE