
O atelier Bak Gordon Arquitectos vence o concurso público de conceção para a elaboração do projecto do novo complexo municipal de Almada – Centro de Serviços Municipais e Paços do Concelho.
O conjunto edificado proposto, no âmbito do concurso público, para elaboração do projecto do Centro de Serviços Municipais e Reconversão do Edifício da EDP, pode ler-se como um gesto refundador. Isto porque, pretende implementar três princípios urbanisticamente estruturantes: o de reabilitar o interior de quarteirões – essa espécie de cidade dentro da cidade – acrescentando áreas públicas de atravessamento e estadia, multiplicando o gozo da cidade, sobrepondo-lhe uma nova rede que a complexifica, a ativa e potencia a experiência urbana em todos os sentidos; o de revalorizar a arquitectura e as construções modernas, no caso o edifício da EDP do Arq.º Keil do Amaral, e assim dar mais um passo em relação ao futuro, ao revelar a consciência de que o património que devemos reabilitar é também aquele que foi construído ainda no nosso tempo, fazendo-nos olhar para a cidade com um olhar criterioso e educado; finalmente, aquele que julgamos ser o mais importante de todos os princípios, o de assumir que as transformações do lugar público, particularmente as que reforçam a ideia da democracia, onde se instalam os serviços que servem os cidadãos, devem ser exemplares, construtores de cidade e cidadania e convocarem a participação de todos num gesto de absoluta confluência.
Constituído por um edifício moderno a reabilitar (aprox. 2000m²), um novo edifício de serviços (aprox. 4000m²), uma praça central de acesso a todos os espaços funcionais e uma estrutura de jardim de usufruto público, este complexo irá albergar as Paços do Concelho (presidência e vereações), diferentes serviços municipais, bem como um auditório polivalente, um espaço expositivo e uma cafetaria.
Ficha Técnica
Arquitectura Coordenação. Bak Gordon Arquitectos
Colaboração. Pietro Dardano, Fábio Ferreira, Duarte Torre do Valle
Especialidades e Associados. F|C (Arquitectura Paisagista), BETAR (Estruturas e Fundações), CAMPO D’ÁGUA (Instalações Hidráulicas), CPX (Instalações Elétricas / Instalações Mecânicas de AVAC / Acústica / Térmica), ETU (Segurança Contra Incêndios)
Localização. Almada, Portugal
Cliente. Câmara Municipal de Almada
Áreas. 6.500 m²
Data. Concurso 2021
Imagens. Bak Gordon Arquitectos