
O Júri considerou que dos 11 trabalhos apresentados no concurso público de conceção para a elaboração do projeto do conjunto habitacional São Miguel em Almada, e conforme o Relatório Final, a proposta vencedora, do concorrente Barros Martins Camelo Arquitectos Lda destaca-se pela “elevada qualidade conceptual, revelando consistência formal e qualidade do desenho urbano, conferindo uma nova imagem ao lugar e introduzindo uma linguagem inovadora. O desenho urbano evidencia uma leitura territorial coerente e a implantação privilegia a integração urbana e o espaço público, envolvendo o embasamento do conjunto num jardim que absorve o desnível deste piso.” O Júri acrescenta, ainda, que a “proposta apresenta rigor e boa adaptação, ao território, numa perspetiva inovadora bem como a elevada racionalidade construtiva e a eficácia das soluções técnicas.”
A proposta da autoria de Filipe Pina Unipessoal, Lda, classificada em 2º lugar, destaca-se pela “clareza e consistência do projeto bem como a forma de adaptação à topografia do lugar, demonstrando um evidente desejo de conexão com o bairro, na consolidação do seu remate bem como na articulação com a envolvente e, em simultâneo, garantindo a integração nos sistemas urbanos existentes”.
Sobre a proposta classificada em 3º lugar, do concorrente Ricardo Zúquete Atelier de Arquitectura, Lda, o Júri dá nota que esta “evidencia a intenção de valorizar o conjunto edificado com espaços verdes nomeadamente ao nível do piso térreo, da cobertura e do logradouro, a tardoz”.
A proposta classificada em 4º lugar, do concorrente Armando José Barros Viana Martins foi valorizada pela consistência formal do projeto, a forma natural como a proposta se enquadra no lugar, sem necessidade de escavações. Também considerou interessante a organização funcional dos fogos com amplas áreas e, ainda, a relação entre os espaços comerciais e os estacionamentos exteriores”.
No que respeita à proposta apresentada por Marta Vasconcelos Pimentel e classificada em 5º lugar, o Júri destacou “a imagem regrada e homogénea do conjunto. Relativamente aos edifícios, considerou interessante, as soluções formais nomeadamente o contínuo de varandas, orientadas a sul, bem como a dimensão das fenestrações”.
Os 11 trabalhos apresentados no âmbito do concurso público de conceção para a elaboração do projeto do conjunto habitacional São Miguel em Almada, promovido pelo IHRU, com assessoria técnica da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitetos, foram apreciados pelo Júri resultando na seguinte ordenação:
1º classificado
Concorrente: Barros Martins Camelo Arquitectos Lda
Coordenação: Hugo Luís da Rocha Nunes Barros Martins Camelo
2º classificado
Concorrente: Filipe Pina Unipessoal, Lda
Coordenação: Filipe Gonçalves Pina
3º classificado
Concorrente: Ricardo Zúquete Atelier de Arquitectura, Lda
Coordenação: Ricardo José do Canto Moniz Zúquete
4º classificado
Concorrente: Armando José Barros Viana Martins
Coordenação: Carlos Manuel Rodrigues Pinheiro
5º classificado
Concorrente: Marta Vasconcelos Pimentel
Coordenação: Sven Klöcker
Consulte o Relatório Final de Júri + Anexo > AQUI