
O projeto da Ventura + Partners, Belamar Complexo, recebeu uma Menção Honrosa nos Architizer A+Awards 2025. O prémio assume-se como “o maior programa de prémios focado em celebrar e divulgar a melhor arquitetura do ano”.
O Belamar Complexo, um projeto que combina a habitação, a hotelaria e o comércio, foi distinguido nos Architizer A+Awards 2025 com uma Menção Honrosa. Situado às portas da cidade de Vila do Conde, distingue-se pela sua complexidade arquitetónica inspirada pelo contexto urbano em que se insere, principalmente pelas ruínas do aqueduto, considerado um dos mais belos do mundo.
Os A+Awards são promovidos pela Architizer — uma plataforma global dedicada a inspirar, envolver e apoiar arquitetos através de conteúdos, programas de prémios e competições. Com uma audiência superior a 400 milhões de pessoas, esta distinção posiciona o Belamar num patamar de grande prestígio.
Este reconhecimento distingue a Ventura + Partners como uma equipa de referência no panorama internacional da arquitetura e do design. De entre milhares de candidaturas submetidas de todo o mundo, menos de 5% dos projetos foram distinguidos com esta menção, o que realça ainda mais o valor e a singularidade do trabalho.
O projeto Belamar já foi distinguido pelos Prémios Nacionais de Arquitectura 2024, organizado pela Anteprojectos, como finalista na categoria equipamento colectivo; nos Global Future Design Awards 2024, e nos Muse Design Awards 2024, ambos como Gold Winner na categoria de Uso Misto.
Sobre a Ventura + Partners:
A Ventura + Partners é um gabinete de arquitetura fundado em 1994 por Manuel Ventura, arquiteto licenciado pela FAUP em 1993.
Nas últimas décadas, a V+ tem vindo a desenvolver projetos de diferentes escalas e nos mais diversos segmentos de arquitetura e urbanismo, tais como serviços, residencial, hospitalar, industrial, saúde, comercial, requalificação de património arquitetónico e espaço urbano. Combinando uma experiência sólida com investigação e inovação contínua, a sua missão é melhorar a vida das pessoas através da arquitetura, criando soluções integradas e sustentáveis que permitem interações significativas entre elas e o espaço que as rodeia. Com escritórios em Portugal, Estados Unidos da América, Espanha e França, e projetos em mais de uma dúzia de países, a V + emprega, atualmente, cerca de 150 colaboradores.