Concurso INOVDESIGN selecciona 7 ideias

Categorias: Produtos

No dia 19 de dezembro, no auditório de Serralves foram anunciadas as empresas selecionadas para integrarem o Concurso INOVDESIGN, o  júri avaliou as candidaturas e selecionou 7 ideias que se destacaram pela incorporação de uma forte componente de design nos seus produtos, enquanto característica diferenciadora e de valorização.


Os projetos selecionados serão alvo de um acompanhamento direto por parte de mentores de referência em várias sessões de “oficina de imersão” ao longo de 2 meses com o objetivo de se desenvolverem protótipos dos produtos. No primeiro trimestre de 2019 os protótipos serão novamente avaliados pelo júri que elegerá o 1º, 2º e 3º classificados do Concurso.

Os projetos selecionados são:

JOINT BENCH: projecto da responsabilidade da empresa ALBERTINA OLIVEIRA – ARQUITETURA UNIPESSOAL LDA, propõe um banco modular em cortiça que reúne em si a capacidade de, com rotações de 90º formar sistemas de agregação conforme o que cada utilizador pretende.

BOLHAS: candeeiro criado virtualmente através de esferas de diferentes tamanhos, aglutinados em torno de um pendente de luz, pelo estúdio de design de luz BLECAUTE.

SIMPLIFY & AMPLIFY, GEOMETRIC SHAPES COLLECTION: da empresa BOATO 2.0 UNIPESSOAL LDA (re) aproveita e (re) utiliza desperdícios da indústria do couro e do calçado e de madeira da indústria do mobiliário para criar um material formado em placas, proveniente de um compósito do couro que mais tarde resulta em produtos funcionais.

MIRAMAR LAMP: candeeiro, concebido pela WAA-WE ARE ARCHITECTS LDA, com inspiração na paisagem e fauna marinha, demonstrando uma preocupação com a utilização de materiais e processos de produção sustentáveis. Disponibilizados em peças, os candeeiros poderão ser montados pelo consumidor, criando uma experiencia inicial de consumo empática entre o produto e o usuário. 

ARCHIMEDES: lareira suspensa proposta pela Glamm Fire, partindo de um desenho da interseção de um cone com uma esfera; peça versátil e ajustável que permite uma vista integral da chama, com capacidade de girar 360º durante o processo de ignição.

UVA: da empresa MATTER pretende ser uma referência na geração de soluções de matérias-primas e produtos sustentáveis. O objetivo é, através do design, valorizar resíduos e ao mesmo tempo promover a sua reincorporação em cadeias de valor, tirando partido das características inerentes do material. O engaço vínico é um dos materiais explorados.

TENT 04: propõe a implementação de novas linguagens no mercado de tendas em Portugal. Com uma tecnologia pressoástica, a estrutura do TENT 4.0, pode ser montada num tempo otimizado e com uma logística simplificada e está projetada para conviver em harmonia em todo o tipo de espaços, não sendo invasiva mas antes contemplativa e de fruição. O projecto é da autoria da empresa GLORIOUSCARAVEL UNIPESSOAL LDA


Sobre o projecto INOVDESIGN:
Promovido pela Fundação de Serralves, tem como objetivo a sensibilização e capacitação das Pequenas e Médias empresas da Região Norte de Portugal para a adoção de modelos inovadores de desenvolvimento e design de produtos e bens. Através de várias iniciativas entre as quais workshops, seminários, prémios e publicações pretende-se realçar a importância do design na economia, e do valor acrescentado da sua inserção nas cadeias de produção das empresas, assente em fatores de diferenciação como o marketing, as marcas e os modelos de negócios inovadores.

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»