Fala Atelier vencem concurso para o conjunto habitacional em Almada

Categorias: Arquitetura

O Júri considerou que dos 14 trabalhos apresentados no concurso, e conforme o Relatório Final, a proposta vencedora, do concorrente Fala Atelier destaca-se “pela coerência e qualidade formal, articulando-se com o lugar através de uma imagem singular e valorizando o contexto urbano”. O Júri valorizou ainda a organização funcional dos espaços sociais das habitações com a existência de varandas a sul e o facto de todos os apartamentos disporem de ventilação cruzada e vistas em orientações distintas. Relevou, também, a estrutura da fachada composta por módulos pré-fabricados de betão, uma solução durável e de baixa manutenção, que vai ao encontro da temática da sustentabilidade, da eficiência energética e da racionalidade construtiva, adequadas às exigências programáticas, contribuindo para a durabilidade e sustentabilidade do conjunto”.

A proposta da autoria de Pedro Domingos Arquitectos classificada em 2º lugar, destaca-se pela sua “abordagem de intervenção, evidenciando a procura de uma unidade territorial e o cumprimento dos conteúdos programáticos apropriados ao local. Em termos de adequabilidade funcional, valoriza o desenho das tipologias dos vários fogos, evidenciando o equilíbrio de áreas e a relação dos espaços sociais das habitações com o exterior bem como a importância da área de varanda.”

Sobre a proposta classificada em 3º lugar, do concorrente Miguel Barroca Pereira da Rocha, o Júri salienta “a qualidade formal da proposta na generalidade e valoriza a solução no piso térreo, bem como a marcação horizontal que acompanha todo o embasamento pontuada pela estrutura do edifício. Em termos de tipologia, destaca a adequabilidade funcional e o esforço para reduzir o impacto do volume no local. Valorizou, ainda, a racionalidade construtiva e as soluções de eficiência energética ajustadas às exigências programáticas.

A proposta classificada em 4º lugar, do concorrente Tiago André Silva Brandão, foi valorizada pelo Júri pela sua “imagem do conjunto, a solução de espaços público na zona envolvente aos edifícios e a organização dos espaços comerciais e a sua generosa dimensão que permite flexibilidade de utilizações. Também, considerou interessante a importância dada à eficiência funcional e construtiva”.

No que respeita à proposta apresentada por Conde Paradela arquitectos e classificada em 5º lugar, o Júri destacou a implantação dos volumes, nomeadamente, a forma como se enquadram na topografia do lugar e o novo arruamento que valoriza a proposta afastando o conjunto da avenida. Considerou, ainda, bem resolvida a transição da rua para a avenida e o tratamento do espaço público comum a lógica criteriosa. Em termos de organização funcional relevou a relação das áreas funcionais das habitações com a ampla varanda situação que valoriza o conjunto”.

A proposta classificada em 6º lugar, do concorrente Make Concept, foi valorizada pela” consistência formal do projeto e a ancoragem da proposta no local, ainda, destacou a boa organização funcional da tipologia dos fogos e valorizou a solução, a tardoz, por resolver as questões de segurança”.

Os 14 trabalhos apresentados no âmbito do concurso público de conceção para a elaboração do projeto do conjunto habitacional Encosta Sul em Almada, promovido pelo IHRU, com assessoria técnica da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitetos, foram apreciados pelo Júri resultando na seguinte ordenação:

 

1º classificado
Concorrente: Fala Atelier, Lda
Coordenação: Filipe André Touças Magalhães

2º classificado
Concorrente: Pedro Domingos Arquitectos Unipessoal, Lda
Coordenação: Pedro Domingos

3º classificado
Concorrente: Miguel Barroca Pereira da Rocha
Coordenação: Ema Castro Alves

4º classificado
Concorrente: Tiago André Silva Brandão
Coordenação: Tiago André Silva Brandão

5º classificado
Concorrente: Conde Paradela arquitectos, Lda
Coordenação: Ricardo Daniel Conde de Sousa Ramos

6º classificado
Concorrente: Make Concept
Coordenação: Tiago de Sousa Magalhães Cramez

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE