Festival Internacional de Arquitetura de Logroño “salta” para Portugal

A oitava edição do Festival Internacional de Arquitetura e Design Logroño “Concéntrico 08” será realizada de 1 a 6 de setembro e concluirá a intervenção com uma proposta numa vinha junto ao Douro, na Quinta Do Seixo, localizada na vila portuguesa de Tabuaço.

A primeira vice-prefeita de Logroño, Eva Tobía; a Conselheira de Cultura, Carmen Urquía; a diretora geral de Política Territorial do Governo Riojano, Beatriz Arraiz; o decano do Colégio Oficial de Arquitetos de La Rioja, Ángel Carrero; e o diretor da Concéntrico, Javier Peña; apresentaram o festival nesta terça-feira.

Concéntrico propõe intervenções efêmeras todos os anos na paisagem urbana de Logroño para refletir sobre os espaços da cidade e sua interação com seus habitantes.

As ações, realizadas por equipas de arquitetos e designers de diversos países, devem ser executadas com tábuas de madeira, doadas pela empresa Garnica.

Peña anunciou que o prazo para a apresentação de propostas para os três concursos Concentrico 08 foi aberto até 11 de março, com o objetivo de projetar um pavilhão central para o festival; outra intervenção nos arredores da Câmara Municipal de Logroño; e a dupla atuação na vinha de Viña Lanciano, de Bodegas Lan (La Rioja), e na Quinta Do Seixo, da empresa Sogrape, em Tabuaço.

Esta dupla proposta situa-se em dois caminhos no meio de uma vinha junto ao rio Ebro em Logroño e no Douro em Portugal, respetivamente, que podem ser a mesma intervenção para os dois espaços ou ser complementares e esse “diálogo” devido a todos suas características em comum.

Na edição de 2021 foram apresentadas 630 propostas, disse Peña, que destacou que, na edição de 2022, o público terá mais dois dias para desfrutar das intervenções da Concéntrico, que se tornarão “uma janela para capturar talentos de fora”.

Por sua vez, Tobia apontou que Concéntrico nos permite “refletir” sobre intervenções no ambiente urbano e também repensar o uso feito da cidade; e Arraiz enfatizou que o protagonista é o “talento” da cidade.

Urquía apontou que o festival permite que você “coloque óculos” para revisitar Logroño, que oferece ao exterior uma imagem “cosmopolita”.

A Concéntrico 08 é organizada pela Fundação Cultural de Arquitetos de La Rioja, juntamente com Javier Peña como promotor, em colaboração com a Câmara Municipal de Logroño e o Governo de La Rioja; e o apoio de cerca de trinta instituições, entidades e empresas locais, regionais, nacionais e internacionais.

© eldiario.es

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE