
A empreitada de reabilitação e construção deste novo Projeto Imobiliário promovido pela SCML e localizado no centro da cidade de Lisboa, cujo Projeto de Arquitetura é da autoria da Promontório, foi confiada à empresa de construção Gabriel Couto.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) tem o compromisso de preservar, valorizar e rentabilizar o seu património, grande parte dele proveniente de benemerências. O trabalho de reabilitação do património constitui, assim, um dever intemporal desta prestigiada Instituição, que continuará a ser desenvolvido com grande responsabilidade e com a finalidade de criar respostas sociais e gerar receitas que possam reverter para as causas apoiadas e para a atividade desenvolvida por este organismo. Na senda deste compromisso a SCML avançou com o desenvolvimento de um novo projeto imobiliário localizado no centro de Lisboa, através da construção de um novo edifício (praça José Fontana), e da ampliação e recuperação de um imóvel existente neste terreno (rua Sousa Martins), de modo a valorizar o seu património e adaptá-lo às novas necessidades e expectativas da cidade de Lisboa e dos mercados.
Existem atualmente 3 construções no local (esquina da Rua Sousa Martins com a Praça José Fontana), sendo que o edifício de gaveto que dá para a Praça José Fontana e o edifício térreo na Rua Sousa Martins serão demolidos, para dar lugar ao edifício novo, reabilitando-se e ampliando-se o edifício existente na Rua Sousa Martins nº 22.
O edifício novo será realizado num único bloco estrutural, sendo constituído por 3 caves e 7 pisos acima do solo. Os pisos -3 e -2 serão para estacionamento, enquanto o piso -1 servirá para arrumos. No piso 0 estão previstas algumas lojas, átrio de entrada, acesso ao estacionamento e áreas técnicas, sendo todos os pisos elevados para habitação.
No edifício a manter, está prevista a ampliação de um piso no topo e construção de uma nova cobertura, assim como toda a reformulação controlada na organização dos pisos e interna dos diversos apartamentos, e a introdução de um novo elevador.
Com uma área de construção global superior 6.300 m2, este novo Projeto Imobiliário inserido num Lote de 1.700 m2, prevê a construção de 32 novos apartamentos de diferentes tipologias, desde T0 a T3, assim como a pavimentação do exterior criando arruamentos, passeios e zonas verdes, sendo o prazo global da empreitada de 24 meses.
Com mais de cinco séculos de existência, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é uma instituição de direito privado e de utilidade pública administrativa que tem pautado a sua atuação, junto da comunidade, pela defesa de valores sociais inestimáveis, numa ótica de proximidade, respeito e defesa de boas causas. A Santa Casa é detentora de um vasto e diversificado património imobiliário, sobretudo em Lisboa, mas que se estende por todo o território nacional e que resulta, na sua maioria, da confiança dos seus beneméritos. Muito deste património imobiliário é, hoje, utilizado como estruturas residenciais para pessoas idosas, creches, unidades de saúde e variados serviços determinantes para a sua missão diária. Segundo a Direção do Património da SCML, com o desenvolvimento deste projeto habitacional na Praça José Fontana e Rua Sousa Martins, a SCML pretende «responder às necessidades de todas as gerações. Jovens, famílias numerosas, pessoas mais velhas… na diversidade de tipologias vão poder escolher aquela que melhor se adapta às suas necessidades».
Possuidora de um alargado conhecimento e vasta experiência na área da reabilitação e requalificação urbana, a Gabriel Couto vê, assim, com a adjudicação desta empreitada promovida pela SCML, o seu portfólio de obras reforçado nesta área. «A empresa pretende desempenhar um papel ativo no quadro do “dinamismo estimulante” que se tem verificado nos últimos anos na área da reabilitação e regeneração urbana, contribuindo com todo o seu conhecimento e experiência nesta área. A requalificação e construção deste novo empreendimento em Lisboa é mais um desafio aliciante para a empresa Gabriel Couto», salienta o Diretor Comercial deste Grupo, Daniel Costa.
Com méritos reconhecidos no setor da construção, tanto a nível nacional como internacional, para a empresa Gabriel Couto a adjudicação deste desafiante e novo projeto imobiliário por parte da SCML surge no seguimento de uma aposta muito forte do grupo na região de Lisboa nestes últimos anos, tanto no sector privado, como no público.