
Harmonia, humanização, sustentabilidade e inovação: as principais direções para o futuro do design de interiores, da arquitetura e da construção.
A chegada de 2025 traz consigo uma nova visão para os setores da arquitetura, construção e design. Os interiores serão extensões das nossas identidades, onde a tecnologia se dissolve na estética e a harmonia é a palavra de ordem.
Do alinhamento visual entre portas e painéis à personalização inspirada por um toque humano, o ano que se antevê promete passos significativos nos ambientes que habitamos.
Como um dos principais players europeus no design e produção de portas, aros, roupeiros, painéis e peças para mobiliário, a Vicaima antecipa cinco tendências que marcarão a diferença nos projetos residenciais, hoteleiros ou comerciais.
1. Harmonia plena no design, das portas aos painéis
A simbiose perfeita entre os elementos de um espaço será uma das tendências centrais de 2025. Ambientes clean, visualmente fluídos e com um design contínuo vão definir o conceito de modernidade nos próximos tempos.
É neste contexto que a Vicaima tem apostado em novas opções de revestimentos, desenvolvidas para responder às tendências globais e às necessidades dos profissionais. Disponíveis não apenas para portas, mas também para roupeiros, painéis e peças de mobiliário, estas soluções possibilitam espaços coesos e elegantes que respiram sofisticação.
Um cenário no qual tons e texturas ganham protagonismo, respondendo à procura por designs personalizados e altamente integrados. A cor do ano da Pantone, Mocha Mousse, surge como um símbolo perfeito desta tendência. Este tom quente, que evoca a naturalidade da madeira e dos materiais orgânicos, promete destacar-se ao acrescentar um sentido de interligação, conforto e harmonia aos interiores.
2. Um toque humano para equilibrar a abundância tecnológica
Numa era onde a tecnologia — especialmente a Inteligência Artificial (IA) — desempenha um papel central para a customização e otimização de processos, o equilíbrio entre inovação e humanização será essencial. A personalização dos espaços, como resposta ao desejo de ambientes acolhedores, reflete a necessidade de um toque humano na era digital.
Deste modo, a linha Vicaima Infinity destaca-se pela capacidade de criar peças totalmente personalizáveis que traçam narrativas únicas. Cada projeto torna-se uma expressão de identidade, oferecendo soluções que vão ao encontro das necessidades mais específicas de arquitetos e designers.
A IA continuará, por outro lado, a impulsionar a criação de conceitos decorativos, analisando padrões e preferências, aliada ao olhar sensível dos profissionais. O futuro será, assim, uma fusão entre a precisão tecnológica e a criatividade humana. A inovação promete amplificar o toque humano e, em 2025, veremos mais espaços personalizados, onde cada detalhe reflete o estilo e a história dos utilizadores.
A IA reforçará a preponderância como uma poderosa ferramenta para impulsionar a criatividade dos decoradores, com plataformas que permitem analisar milhões de imagens, estilos e tendências, ajudando os profissionais a superar bloqueios criativos e a explorar novas ideias.
Numa visão mais concreta, as próximas inovações considerarão o papel da IA para impulsionar a otimização de processos e a segurança na indústria da construção. Através da análise de dados e da identificação de padrões, a IA pode ser utilizada para detetar potenciais problemas em equipamentos e sistemas de segurança, prevenindo falhas e garantindo a segurança dos edifícios
Não circunscrita apenas ao design e à produção, a tecnologia desempenhará também um papel fundamental na interação entre profissionais e soluções. Ferramentas baseadas em IA, como o chatbot Vicaima 24/7 disponível para o Reino Unido (devendo alargar-se para novos mercados em 2025), permitem ainda aceder de forma simples e direta a informação sobre as empresas, os seus produtos, notícias ou projetos de forma interativa, como se de uma conversa se tratasse.
2025 surge, assim, como o momento ideal para a indústria evoluir como um todo ao nível da digitalização. Agindo como uma só indústria, promoverá a integração tecnológica para aumentar a eficiência, reduzir desperdícios e assegurar que todos estão preparados para os desafios futuros.
3. Produtos que vão além da funcionalidade
A procura crescente por produtos que transcendem a sua função tradicional estará no centro das tendências para o próximo ano. O caso das soluções construtivas integradas, onde linhas suaves e materiais de alta qualidade coexistem, reflete uma preferência clara por espaços minimalistas que privilegiam o equilíbrio entre forma e função.
Este movimento de continuidade visual reforça a importância de cada detalhe no design, no qual o Portaro®, uma das marcas mais icónicas da Vicaima, representa um elemento essencial para elevar ambientes arquitetónicos, adaptando-se aos mais diversos conceitos. Neste sentido, as portas serão cada vez mais integradas com os painéis e as paredes numa harmonia total, ao fundirem-se com as estruturas envolventes. O resultado espelha interiores que respiram leveza e sofisticação, criando uma sensação visual única.
Outro tipo de elementos, tal como os roupeiros, deixarão de ser meras peças de arrumação para se tornarem centrais no décor, contribuindo para a identidade e estética do espaço em que se encontram. A atenção ao detalhe e a sofisticação dos materiais transformam, por essa razão, os roupeiros em ícones, que se integram harmoniosamente em qualquer ambiente.
Em 2025, antecipa-se uma aposta em roupeiros premium, com acessórios exclusivos que melhoram a experiência de utilização. Além disso, outro tipo de segmentos assistirá igualmente a uma crescente aposta na adição de acessórios que agregam valor às soluções e acrescentam um toque “extra”, imprimindo a diferença no impacto do décor.
Seja na habitação ou em diferentes tipos de projetos, estas peças assumem um papel fundamental na criação de espaços elegantes e altamente funcionais, contribuindo para a identidade e exclusividade dos projetos de interiores.
4. Os materiais sustentáveis presentes, mas com propósito
A sustentabilidade continuará a ser um pilar fundamental, mas assumirá um reforçado propósito. Mais do que uma escolha ecológica, os produtos e soluções que combinam design sofisticado com menor pegada de carbono serão a escolha natural dos desafios mais exigentes.
No que respeita às portas, as soluções Portaro® com performances térmicas exemplificam esta tendência, aliando esta valência às performances acústicas, corta-fogo e de segurança. Com um UD=1,2W/(m2.ºC), o Portaro® Térmico atinge a Classificação A de coeficiente de transmissão térmica, garantindo um excelente isolamento e elevado desempenho energético, ao mesmo tempo que oferece um design sofisticado que se integra perfeitamente em qualquer espaço decorativo. Responde, desta forma, à necessidade de reduzir o consumo energético sem comprometer o conforto ou a qualidade dos espaços – performance que pode ser igualmente encontrada noutro tipo de opções da Vicaima.
Em paralelo, a utilização de materiais certificados por entidades como a FSC® (Forest Stewardship Council®) reforça o compromisso com práticas ambientalmente responsáveis, garantindo que a elegância do design reflete um impacto positivo nas gerações futuras.
Como um todo, a sustentabilidade deverá dialogar com soluções mais amplas. A utilização de materiais de construção ecológicos e inovadores está a aumentar, com ênfase crescente em materiais que são renováveis, recicláveis ou com baixo impacto ambiental. Embora o custo inicial mais elevado dos edifícios sustentáveis possa ser uma preocupação, este pode ser compensado por custos de ciclo de vida mais baixos devido à redução do consumo de energia e da manutenção.
Além da madeira e do seu contributo para a descarbonização, a Vicaima tem vindo a percorrer um caminho pela transformação positiva através de uma política global de sustentabilidade, em pleno alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A utilização de fontes de energia renovável, a valorização dos resíduos ou a implementação de projetos de digitalização integram um conjunto vasto e diversificado de ações e parcerias que visam a prossecução das metas estabelecidas.
5. Lançamentos inovadores serão cada vez mais frequentes
Para um mercado em constante evolução, a inovação manter-se-á como um motor de transformações. A necessidade de soluções rápidas e eficientes impulsiona o lançamento continuado de produtos que respondam às exigências modeláveis de design e funcionalidade.
Prevê-se ainda que o número de projetos de construção aumente em 2025, impulsionado por fatores como o crescimento populacional, a urbanização e a necessidade de desenvolvimento de infraestruturas. A procura por habitação, especialmente em áreas urbanas, deve continuar em alta, acentuando a necessidade de responder ao déficit habitacional e ao aumento da procura por soluções habitacionais mais sustentáveis e acessíveis.
A consultora Deloitte estima que após encerrar o ano de 2024 com um crescimento de 10%, a indústria da construção deverá continuar a crescer a nível global no decorrer deste ano – ainda que condicionada pela oscilação das taxas de juro.
Paralelamente, o setor hoteleiro mostra-se atrativo para investidores, com um crescimento significativo de projetos orientados para a hospitalidade de luxo e turismo sustentável, impulsionados pela recuperação do turismo global. Uma tendência que se deverá prolongar no novo ano, com o Global Travel Outlook 2025 a estimar um aumento global de 9% nos orçamentos familiares destinados a viagens.
Num mundo cada vez mais orientado para a sustentabilidade, a personalização e a harmonia visual, a Vicaima antevê o ano que agora se inicia reafirmando o seu compromisso com soluções que aliam estética e funcionalidade. Seja em habitação, hotelaria, serviços comerciais, saúde ou escolas, 2025 será marcado por ambientes únicos, inspiradores e preparados para o futuro.
Descubra mais sobre estas tendências e conheça o universo Vicaima > AQUI.