
A “Biblioteca de Benfica – António Lobo Antunes” vai ocupar um edifício da antiga Fábrica Simões, na Avenida Gomes Pereira. A 19ª biblioteca municipal de Lisboa tem abertura prevista para 2024, e vai receber cerca de 20 mil títulos do espólio literário doado por Lobo Antunes à cidade.
O novo espaço resulta da colaboração entre a Câmara Municipal de Lisboa e a empresa Teixeira Duarte – mecenas do projeto de especialidade, e vai ocupar dois pisos, numa área total de 1850 m2, com espaços para as famílias, adultos, crianças e jovens.
Está ainda prevista a existência de uma área multiusos com uma galeria, bem como o “Espaço António Lobo Antunes”, reforçando a importância do seu pensamento e obra literária na divulgação da língua portuguesa, em Portugal e no estrangeiro.
Na apresentação do projeto, a 1 de setembro – dia do aniversário do escritor, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, manifestou perante a filha do homenageado, Joana Lobo Antunes, o empenho da autarquia para que “em 2024 estejamos perante a realidade desta biblioteca”.
A sessão contou ainda com o vereador da Cultura, Diogo Moura, o presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques e o administrador da Teixeira Duarte, Diogo Rebelo.