
O museu da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, foi distinguido no passado dia 24 de maio, com o Prémio Museu do Ano 2019, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), anunciou esta entidade, em Leiria.
De acordo com o palmarés anunciado pela APOM, numa cerimónia decorrida no Teatro Miguel Franco, também o Centro de Interpretação do Românico (CIR), em Lousada, recebeu uma Menção Honrosa, na mesma categoria.
A APOM, entidade fundada em 1965, dedicada à museologia, atribui os prémios anualmente, desde 1997, a museus, projetos, boas práticas, profissionais e diversas atividades desenvolvidas no setor.
O Prémio Museu do Ano é uma das principais distinções atribuídas pela APOM, num total de 27 categorias a concurso, que distinguem, entre outras áreas, a melhor intervenção e restauro, o melhor catálogo, a melhor exposição, mecenato e projeto museográfico.
Este ano a entidade recebeu cerca de 200 candidaturas de instituições de Portugal continental e das Regiões Autónomas, bem como de projetos de expositivos portugueses no estrangeiro, tendo sido distinguidas 89 entidades.
A entidade decidiu criar, nesta edição, uma Menção Especial para um conjunto de instituições que colocaram em evidência património das suas coleções relacionado com a Segunda Guerra Mundial, para assinalar que “o sofrimento causado a milhões de pessoas não será esquecido”, quando passam 80 anos sobre o início do conflito (1939).
A distinção, este ano, do museu da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, pela APOM, visa a entidade responsável pela organização e gestão do acervo de obras de arte criado ao longo do decurso do certame dedicado à arte contemporânea, que se realiza há mais de 40 anos, em Vila Nova de Cerveira.
O Centro de Interpretação do Românico (CIR), que conquistou uma Menção Honrosa nesta categoria, é promovido pela Rota do Românico, e abriu ao público no dia 27 de setembro de 2018, na vila de Lousada, no distrito do Porto.
Além dos espaços de receção e biblioteca, o CIR é constituído por uma superfície expositiva de cerca de 650 metros quadrados, distribuídos por um átrio central e por seis salas temáticas: “Território e Formação de Portugal”, “Sociedade Medieval”, “O Românico”, “Os Construtores”, “Simbolismo e Cor” e “Os Monumentos ao Longo dos Tempos”.
Em 2018, o Prémio de Museu do Ano foi para o Museu Metalúrgica Duarte Ferreira, no Tramagal, Abrantes, e, em 2017, o vencedor foi o Museu do Dinheiro, em Lisboa.
A lista completa de uma centena de distinguidos em 27 categorias dos prémios de 2019 da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), entregues no Teatro Miguel Franco, em Leiria, é a seguinte:
Prémio Museu do Ano
Museu da Fundação Bienal de Arte de Cerveira
Menção Honrosa
Centro de Interpretação do Românico
Personalidade na Área da Museologia
Investigadoras Manuela Oliveira Martins e Maria Campagnolo
Prémio Intervenção em Conservação e Restauro
Museu Nacional da Música, Museu de Angra do Heroísmo DRaC, Divisão do Património Móvel, Imaterial e Arqueológico – Direção Regional da Cultura – Açores, Museu de Marinha
Menção Honrosa
Direção de História e Cultura Militar – Exército
Prémio Inovação e Criatividade
Museu de Lamego, Rede de Museus de Oliveira do Bairro, Couto S.A., Museu Carlos Machado
Prémio Comunicação Online
Museu Municipal de Loulé, Museu Casa da Moeda, A.muse.arte (blogue) – Maria Isabel Rocha Roque, Fundação Côa Parque
Prémio Aplicação de Gestão e Multimédia
Universidade de Aveiro, Museu do Douro, Museu Casa da Moeda, Centro de Interpretação do Românico
Prémio Marketing e Merchandising Cultural
Direção Regional de Cultura do Algarve e Museu de Lisboa – Teatro Romano
Menção Honrosa
Couto S.A.
Prémio Trabalho Jornalístico/Media
Umbigo Magazine
Prémio Informação Turística
Pedras Experience, Museu FC Porto, Ecomuseu do Barroso
Prémio Incorporação
Museu de Cerâmica de Sacavém, Museu da Baleia da Madeira, Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Prémio Estudo sobre Museologia
“Famílias em Museus: Proposta para a Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio”, de Andreia dos Santos Diogo,
“Fazer a paisagem no Alto Douro Vinhateiro: desafios de um território museu”, de Tália Fauvrelle;
“Coleção Luís Cangueiro. Da esfera privada ao museu da música mecânica. Contributos para um estudo”, de Ana Helena Marques Peixoto Jerónimo.
Menção Honrosa
“Museus de Empresa em Portugal. Estimar o passado como defesa de futuro”, de Gabriel Marques Graça
Prémio Conferências
Virgolino Jorge e Roca Lisboa Gallery
Prémio Trabalho de Museologia
Núcleo Rural de Coruche – Museu Municipal de Coruche, Centro Interpretativo do Vale do Tua, Museu da 1.ª Demarcação, Centro de Interpretação do Românico
Menção Honrosa
m|i|mo – museu da imagem em movimento
Prémio Investigação
Direção de História e Cultura Militar – Exército, Museu Municipal de Loulé
Menção Honrosa
Museu do Sporting e Museu Carlos Machado
Prémio Catálogo
Palácio Nacional da Ajuda, Museu da Música Mecânica e Património Histórico – Grupo de Estudos
Menção Honrosa
Museu da Saúde
Prémio – Colecionador
Germano de Sousa, Júlia Lourenço e Rosa e Mário Varela Gomes
Prémio – Coleção Visitável
Museu de Aveiro, Corpo Santo — Lisbon Historical Hotel e Eurostars Museum Hotel Lisboa
Prémio – Filme
Museu da 1ª Demarcação e Centro de Interpretação do Românico
Prémio – Projeto de Educação e Mediação Cultural
Museu de Angra do Heroísmo, Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, Museu do Papel Moeda
Menção Honrosa
Museu Bordalo Pinheiro e Museu Municipal de Vila Franca de Xira
Prémio Mecenato
Caixa Geral de Depósitos e Fujitsu
Prémio Projeto Internacional
Museu de Leiria, Direção de História e Cultura Militar – Exército e Direção-Geral do Património Cultural (DGPC)
Menção Honrosa
Museu de Lisboa e Faculdade de Letras — Universidade do Porto
Prémio Cooperação Internacional
Embaixada da República Popular da China, Embaixada do Japão, Embaixada da Roménia, Embaixada de Portugal em França
Prémio Exposição Temporária
Museu de Cerâmica de Sacavém, Museu Naval de Almada, Museu Calouste Gulbenkian, Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja
Prémio Instituição
Câmara Municipal de Belmonte, Novo Banco, Polícia Judiciária
Menções Especiais para instituições que colocaram em evidência património das suas coleções relacionado com a Segunda Guerra Mundial:
Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Casa Memória dos Exílio, Sociedade Martins Sarmento, Instituto Diplomático/MNE, Museu/Centro de Interpretação de Vilar Formoso, Museu do Brincar, Museu da Farmácia, Museu Judaico de Lisboa, Museu Nacional da Música
Prémio Parceria
Museu FC do Porto, Museu da Farmacia, WAS — World Association for Sexual Health, SPSC – Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, SPA – Sociedade Portuguesa de Andrologia
Menção Honrosa
Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, Amoreiras Shopping Center, Museu da Música Mecânica, Museu do Fado
© Lusa