
Uma habitação unifamiliar, obra de atelier português Raulino Silva Arquitecto distinguida com 5 prémios internacionais de arquitectura.
A habitação unifamiliar em Pedroso está a merecer destaque em reconhecidos prémios internacionais de arquitetura, com cinco distinções nos últimos meses, no Canadá, Estados Unidos da América, França e Suíça.
A casa com uma piscina interior e um generoso terraço sobre a copa dos grandes pinheiros, está localizada nas proximidades do Mosteiro de Pedroso, em Vila Nova de Gaia e é uma das mais recentes obras concluídas do premiado atelier de arquitetura de Vila do Conde, com fotografias de José Campos.
No IDA Design Awards 2023 em Los Angeles, a obra foi premiada com o Gold Winner na categoria arquitectura residencial, no Grands Prix du Design 2023 no Quebec, venceu o Gold Winner na categoria edifício residencial/casa privada, no Architecture MasterPrize 2023 de Los Angeles, foi distinguida com uma Menção Honrosa na categoria habitação unifamiliar, no Paris Design Awards 2023 foi Winner na categoria habitacional/casas e no BLT Awards 2023 em Lucerna venceu na categoria de arquitectura residencial.
O arquitecto Raulino Silva esteve presente nas duas últimas galas de entrega dos prémios realizados em locais emblemáticos da arquitetura mundial, em Paris no Espaço Oscar Niemeyer do arquitecto brasileiro que deu nome à obra e em Lucerna no Centro de Congressos KKL do arquitecto Jean Nouvel, tendo sido uma oportunidade para conhecer alguns dos melhores arquitectos da actualidade e os mais recentes projectos internacionais na área da Arquitetura, Design de Interiores, Design Gráfico e Design de Produto.
Casa Pedroso
A habitação unifamiliar está inserida num terreno que pertenceu ao Mosteiro de Pedroso, em Vila Nova de Gaia, Portugal. O antigo mosteiro da Ordem de São Bento foi fundado em 867 e após a retirada dos Jesuítas em 1759, a propriedade foi vendida. A igreja do Mosteiro permanece até hoje como igreja matriz de Pedroso.
O terreno é inclinado e abrange dois grandes lotes, concebidos com o objetivo de salvaguardar a vegetação e as árvores existentes.Nos limites do terreno foi colocada uma rede de arame e mantida a topografia do terreno.
No piso superior da habitação, temos a sala de estar e de jantar, a cozinha, e as três suites com quartos de vestir, ao nível do arruamento que permite o acesso ao terreno. No piso inferior, parcialmente enterrado, temos a garagem, a lavandaria, a adega, o quarto de hóspedes, a sala de jogos e a piscina interior aberta para jardim.
A fachada do piso inferior foi revestida com pedra de granito e no pátio central temos acesso através da escada helicoidal ao terraço do piso superior comunica com a sala, a cozinha e os quartos, permitindo abrir estes espaços para o exterior ao nível das copas dos pinheiros.
Consulte o projeto completo > AQUI
Raulino Silva
Raulino Silva é arquitecto e nasceu em Vila do Conde em 1981, onde vive e trabalha.
O seu trabalho nomeadamente sobre a temática habitacional tem participado em várias exposições, destacando-se a mostra “Shine Exhibition”, do Big Design Festival Liubliana, o “Best International Houses”, da Platform Architecture and Design em Veneza e o Europe 40 Under 40 Awards do The European Centre for Architecture Art Design and Urban Studies, em Atenas.
As obras estão publicadas em diversas revistas e livros, “The New Minimalist Style” da Loft Publications, “International Panorama Vol.2” da The Plan Magazine, “Contemporary Architecture” da Braun Publishing, “Raulino Silva – Portuguese Architect” da Uzina Books e “Raulino Silva” na Archinews 57.
Participou como orador no Fórum Perspective Europe da The Plan Magazine, em Itália, no Pecha Kucha Night no Porto e em Lisboa, e foi convidado a apresentar os seus projectos na “Arquitectura Avanzada” no México, no Big Design Festival Liubliana, na Eslovénia e no Seminário do Mestrado de Arquitectura da Escola Superior Artística do Porto.
Nos últimos anos tem incorporado as equipas de jurados de alguns concursos e prémios internacionais, entre os quais a plataforma Uni, Bee Breeders, Young Architects Competitions, “Rethinking The Future Awards 2021”, Prémio Forma 2022 e Prémio Espaço 2023.
As obras construídas foram reconhecidas com vários prémios internacionais, com relevo para o Grands Prix Du Design, da Intérieurs Magazine no Canadá, o 2A Continental Architectural Awards, da 2A Magazine no Dubai, o IF Design Awards, organizado pelo IF International Fórum Design na Alemanha, o International Architecture Awards, promovido pelo The Chicago Athenaeum Museum of Architecture and Design nos Estados Unidos da América, o Baku Internacional Architecture Award, promovido pela Ordem dos Arquitectos do Azerbaijão e o Iconic Awards, organizado pelo German Design Council na Alemanha. Em 2019 recebeu a medalha de mérito da Cidade de Vila do Conde, entregue pelo executivo do município.
Créditos fotográficos da obra: © José Campos
Créditos fotográficos dos eventos: © Atelier Raulino Silva
Em baixo, links dos prémios:
https://www.idesignawards.com/winners/zoom.php?eid=9-47569-23
https://int.design/en/projects/pedroso-house/
https://architectureprize.com/winners/winner.php?id=6793&mode=hm&compID=12802
https://dna.paris/winner/zoom.php?eid=71-89610-22
https://bltawards.com/winner/blt/2023/21400/0/