Obra do Arquiteto Paulo Providência é vencedora da 7ª edição do PNAM’23

Categorias: Arquitetura

A “Remodelação da Sala Projeto I – Colégio das Artes da Universidade de Coimbra” do Arquiteto Paulo Providência é a obra vencedora da 7ª edição do PNAM’23 – Prémio Nacional De Arquitetura Em Madeira – Grupo Vicaima.

Já é conhecida a obra vencedora da 7ª edição do PNAM’23, o prémio foi entregue na Casa da Arquitectura, em Matosinhos na presença de uma enorme plateia. Foram ainda agraciadas pelo Júri duas Menções Honrosas: “Sustentabilidade e Economia Circular” e “Tipologia de Materiais”.

O “Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira 2023 – Grupo Vicaima” foi atribuído à obra  “Remodelação da Sala Projeto I – Colégio das Artes da Universidade de Coimbra”  da autoria do Arquiteto Paulo Providência, com construção de Veiga Lopes, S.A., carpintaria de Veiga Lopes, S.A., Carpinlux e Brito Móveis, tendo como dono de obra a Universidade de Coimbra.

As duas Menções Honrosas foram “Sustentabilidade e Economia Circular” atribuída à obra  “Bairro do Silva” da autoria dos Pablo Pita Arquitectos + Heim Balp Architekten e “Tipologia de Materiais” atribuída à obra  “Habitação Mondego. Uma Casa Pátio”, de autoria da NPS Arquitectos Associados, Lda. dos Arquitetos Rui Neto e Sérgio Silva.

A cerimónia contou com a presença da Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado  do Tesouro, Dr. Pedro Rodrigues bem como do Senhor Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Fernando Rocha entre outras personalidades de relevo do mundo da Arquitetura, da Construção, da Indústria e também da Academia.

O PNAM – Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira é um prémio bienal que tem como objetivo incentivar e promover a fileira florestal portuguesa através da inovação, valorização, circularidade, promoção e utilização da madeira e seus derivados em edificações. Destina-se a premiar obras com carácter permanente, realizadas em Portugal, que evidenciem o uso da madeira como material relevante na Arquitetura e que sejam da autoria de Arquitetos inscritos na Ordem dos Arquitectos.

O Jurí tem uma composição a cada edição, tendo sido neste ano presidido pelo Arqtº João Mendes Ribeiro e composto por Arqtº Diogo Aguiar, Dr. Francisco de Brito Evangelista, indicado pelo Patrocinador de Platina – Grupo Vicaima; Engª Helena Cruz, Arqª Inês Lobo, Arqº José Pequeno e Arqª Ana Isabel Costa e Silva.

O Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira, que vai na sua 7ª edição, tem como Comissão Organizadora a AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, a Ordem dos Arquitectos e a CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário além de um conjunto de entidades Patrocinadoras e  Apoiantes, tendo recebido o apoio à cerimónia dos Vinhos Aveleda. O prémio contou mais uma vez com o Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República.

Este prémio é, antes do mais, o reconhecimento da enorme qualidade da arquitetura nacional  aliada à madeira enquanto material construtivo com qualidades excelentes ao nível estrutural, estético e enquadrada no contexto da Economia Circular, esta nobre matéria-prima natural que é oriunda das nossas florestas e sua indústria, de que a AIMMP é representante a nível nacional e internacional.

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE