
O Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo, a escassos 20 minutos de Lisboa, ganhou uma das mais importantes distinções internacionais no âmbito do paisagismo: escolhido entre 45 espaços verdes de todo o mundo, o parque situado na Póvoa de Santa Iria, na zona sul de Vila Franca de Xira, arrecadou o prémio internacional “WAN Landscape Award 2016”.
Desenhado pelo ateliê Topiaris — Arquitetura Paisagista, o projeto conta já com três anos de existência e obteve uma decisão unânime do júri internacional (baseado em Londres), que reduziu as 45 candidaturas a uma concorrida lista de apenas seis, de onde saiu vitoriosa a portuguesa. Foi a primeira vez que um ateliê nacional venceu este prémio de Paisagismo.
Já no ano passado, o projeto tinha conquistado o prémio Internacional de Arquitetura “Archmarathon Awards” na categoria de “Paisagem e Espaços Públicos”. A cerimónia de entrega de prémios, que teve lugar em Beirute, culminaria na escolha do projeto português entre um conjunto de seis nomeados dos países do Mediterrâneo e árabes.
Fonte: Marisa Antunes – Jornalista | Semanário Expresso
Web – http://expresso.sapo.pt/economia/2016-09-11-O-parque-portugues-que-arrebata-premios-la-fora