Parque Urbano de Gondomar de Paulo Merlini Architects distinguido com o Grande Prémio de Mobilidade

Categorias: Arquitetura

O Parque Urbano de Gondomar, projeto de Paulo Merlini Architects foi distinguido com o Grande Prémio da Rede de Cidades e Vilas que Caminham, no âmbito do concurso promovido pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade e pela própria Rede.

O projeto recebeu ainda o 1.º Prémio na categoria “Desenho de Novo Espaço Público”, reconhecendo a qualidade da sua conceção e implementação enquanto espaço que promove a mobilidade pedonal e a qualidade de vida urbana.
O júri destacou o impacto transformador do Parque Urbano, um espaço verde com mais de 20 mil metros quadrados, que veio redefinir a centralidade da cidade, oferecendo aos gondomarenses um local privilegiado para o lazer, o convívio e a promoção de estilos de vida saudáveis.

Um espaço verde transformador no coração da cidade

Com mais de 20 mil metros quadrados de área verde, o Parque Urbano veio redefinir a centralidade de Gondomar, ao oferecer um espaço acessível e inclusivo, onde os cidadãos podem desfrutar de momentos de lazer e promover hábitos de vida saudáveis. De acordo com a autarquia, o júri sublinhou o papel transformador deste espaço, que representa um novo ponto de encontro para a comunidade.

Gondomar integra, desde 2023, a Rede de Cidades e Vilas que Caminham, no âmbito da sua estratégia de promoção da mobilidade sustentável e da qualificação do espaço público. Esta distinção surge, assim, como o reconhecimento de uma visão consistente de valorização urbana centrada nas pessoas.

A entrega dos prémios decorreu no passado dia 28 de março, na Fundação Manuel António da Mota, no Porto, durante o III Congresso Nacional da Rede de Cidades e Vilas que Caminham. O evento contou com a presença de Luís Filipe Araújo, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, que destacou a importância do projeto:

“Este parque é o resultado da vontade de devolver à cidade um espaço que estava destinado à construção e transformá-lo num lugar de todos. É hoje um ponto de encontro entre gerações, onde a natureza se cruza com o dia a dia da cidade. Receber esta distinção deixa-nos naturalmente orgulhosos e confirma que vale a pena apostar em projetos que melhoram a vida das pessoas. Mais do que um parque, este é um novo centro da cidade – aberto, acessível e pensado para ser vivido.”

 

Um novo centro de convívio e bem-estar

O Parque Urbano de Gondomar destaca-se como um verdadeiro pulmão verde, integra mais de 800 árvores plantadas e áreas cuidadosamente planeadas para favorecer a ligação entre diferentes zonas da cidade. A intervenção urbanística transformou um espaço anteriormente previsto para construção num local totalmente acessível e inclusivo, projetado para ser vivido por toda a comunidade.

Entre as infraestruturas, encontram-se: zonas de lazer e convívio para todas as idades, um lago que contribui para a regulação térmica e ambiental, dois cafés e um anfiteatro ao ar livre, espaço dedicado a animais de companhia com um parque canino, áreas de recreio e equipamentos desportivos

 

©CMGondomar/Viva Porto

Foto ©CMGondomar

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE