Categorias: Arquitetura

O júri considerou que, dos 28 trabalhos apresentados no concurso de conceção para a elaboração do projeto de habitação na rua António do Couto, Lumiar, em Lisboa, e conforme o relatório final de Júri, a proposta vencedora coordenada pela Arq.ª Patrícia Rocha Leite destaca-se “pelo foco colocado no habitar coletivo e na requalificação do espaço público como contributo fundamental para a dinamização do Bairro. A solução estabelece uma forte relação com a envolvente e contribui para a imagem positiva do lugar, respeitando, ainda, os critérios fundamentais do programa preliminar”.
O Júri considerou, igualmente, interessante “o sistema de distribuição funcional com uma ampla galeria, garantindo a ventilação cruzada de todas as unidades habitacionais, multiplicando a possibilidade de encontro e convivência entre vizinhos”.
A proposta da autoria da Arq.ª Alda Sofia Fernandes de Jesus, classificada em 2º lugar, evidencia-se pela “ linguagem contemporânea, na qual se salienta a simplicidade, modularidade e repetição
das soluções e dos materiais propostos. Destaca-se a qualidade estética das fachadas, a estrutura modelar que se reflete nos alçados, particularmente na frente voltada para a Rua António do Couto e o desenvolvimento de uma cobertura inclinada, em continuidade com o edificado adjacente”.
A proposta classificada em 3º lugar, da autoria de Miguel Judas – Arquiteto, LDA. O Júri valorizou “a solução ampla das habitações, a otimização das áreas interiores e a possibilidade de autonomização das cozinhas. Relativamente à racionalidade construtiva e exequibilidade financeira, o Júri destaca a capacidade de modularidade, permitindo uma maior rapidez de execução. A previsão de colocação dos azulejos da fachada, com suporte em painéis prefabricados, permitirá obter ganhos de produtividade em obra”.
O Júri deliberou, ainda, atribuir duas menções honrosas aos trabalhos dos concorrentes BMC – Barros Martins Camelo, Arquitetos, Lda. e CDA – Consultório de Arquitetura Lda.
1º classificado
Concorrente: Patrícia Rocha Leite, Unipessoal, Lda. + Jorge Miguel de Almeida Castro Trigo + A400 – Projetistas e Consultores de Engenharia, Lda.
Coordenação: Patrícia Rocha Leite
2º classificado
Concorrente: Alda Sofia Fernandes de Jesus
Coordenação: Alda Sofia Fernandes de Jesus
3º classificado
Concorrente: Miguel Judas – Arquiteto, LDA.
Coordenação: Miguel Nuno Pessoa Marques Judas
4º classificado – Menção honrosa
Concorrente: BMC – Barros Martins Camelo, Arquitetos, Lda.
Coordenação: Hugo Luís da Rocha Nunes Barros Martins Camelo
5º classificado – Menção honrosa
Concorrente: CDA – Consultório de Arquitetura Lda.
Coordenação: Madalena Malta Duarte Silva
Em breve será disponibilizada a publicação digital com todos os trabalhos no separador “publicações” da plataforma de encomenda.
Galeria