Categorias: Arquitetura

O Júri considerou que dos trabalhos apresentados no concurso público de conceção para a elaboração do projeto de requalificação do centro histórico de Ponta Delgada, e conforme o Relatório Final, a proposta vencedora, do concorrente Paulo Vieitas + João Pedro Cabral + Vanessa Melo + PARATELIER, Lda afirma-se por promover “uma efetiva mudança do núcleo central da cidade, na medida em que fomenta uma nova leitura do espaço público, ao mesmo tempo que o torna mais coeso, funcional e atrativo”.
O Júri refere ainda que “é, sobretudo, uma proposta surpreendente, pelo significado e simbolismo que encerra em si mesma; pela nova imagem urbana que atribui ao centro histórico, depurada e contemporânea; e, na assunção de que os centros urbanos são dinâmicos e se vão metamorfoseando com o decorrer dos séculos, pela coragem de reposicionar um elemento patrimonial com profundo significado na cidade e na memória coletiva – as “Portas da Cidade”, aproximando-o do seu lugar original”.
A proposta da autoria de OLIVEIRA & BACKLAR classificada em 2º lugar, evidencia-se por preconizar “uma imagem coesa e unitária do espaço público, qualificando-o e aumentando as potencialidades e níveis de conforto do seu usufruto, embora sob uma abordagem conceptual de continuidade”.
No entanto, em síntese, o Júri considera tratar-se de uma” proposta pouco inovadora e que o seu elevado grau de intervenção, não se traduz na efetiva melhoria da atual realidade ambiental e urbanística do local”.
A proposta classificada em 3º lugar, do concorrente Atelier BAUM, destaca-se pela “nova identidade que preconiza para o núcleo urbano central da cidade, sendo, neste âmbito, inovadora”. O Júri acrescenta ainda que apesar da sua inovação “trata-se de uma solução fortemente limitadora na utilização do espaço, na medida em que não se vocaciona para a utilização polivalente que a sua ampla dimensão potencia, sendo também de extrema exigência, no que concerne os custos de manutenção”.
Os trabalhos apresentados no âmbito do concurso público de conceção para a elaboração do projeto de requalificação do Centro Histórico de Ponta Delgada, promovido pelo Município de Ponta Delgada, com assessoria técnica da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitectos, foram apreciados pelo Júri resultando na seguinte ordenação:
1º classificado
Concorrente: Paulo Vieitas (VT), João Pedro Cabral (JPC), Vanessa Melo (VM) e PARATELIER, Lda
Coordenação: Paulo Vieitas
2º classificado
Concorrente: OLIVEIRA & BACKLAR
Coordenação: Carolina Augusta Teves de Oliveira Backlar
3º classificado
Concorrente: Atelier BAUM, Arquitetura Paisagista (BAUMATELIERAP, Lda.)
Coordenação: Jorge Magalhães
4º classificado
Concorrente: Ricardo Costa – Consultoria e Projectos de Engenharia, Lda.
Coordenação: José Virgílio Medeiros Teixeira
Consulte o Relatório Final de Júri + Anexo > AQUI
Galeria