Vector Mais fecha 2022 com melhor margem de lucro da última década

Categorias: Arquitetura

O ano de 2022 foi um ano de consolidação para a Vector Mais, atingindo uma facturação de 38 milhões de euros, em linha com o ano de 2021. Continuando a sua forte aposta no fit-out de escritórios e hotéis, a Vector Mais atingiu no ano transacto a melhor margem bruta de lucro da última década, fruto do melhoramento dos processos de gestão e produção adoptados pela empresa de construção.

Duarte Aires, CEO da Vector Mais afirma que “2022 prova que o caminho traçado pela gestão tem sido o correcto e que a melhoria constante é essencial no sector da construção. Fechámos 2022 com um aumento de dois pontos do EBIDTA em relação ao orçamento anual e com a melhor margem bruta de lucro da última década, é um motivo de grande satisfação para a equipa. Para isso contribuiu uma melhor selecção das obras realizadas pela Vector Mais, mas também a adopção de novos processos de gestão ao nível do controlo financeiro e de produção. A implementação do sistema integrado de qualidade, ambiente e segurança das normas ISO 9001:2015, ISO 14001 e ISO 45001, ajudaram a alcançar um aumento de qualidade do nosso trabalho e elevar o grau de satisfação dos clientes. Outro marco foi a introdução de políticas ESG no nosso modelo de negócio”.

De Lisboa ao Porto, a Vector Mais participou em várias dezenas de projectos, seja como empreiteiro geral ou no modelo de concepção e construção. Destacam-se o novo escritório do Banco BPI no Edifício Monumental; a nova sede da Servier na Torre Oriente; o primeiro espaço de trabalho partilhado da WeWork em Portugal; um edifício de escritórios para o Lionesa Business Hub, que aloja o centro de serviços partilhados da FeDex; a expansão do escritório da Devexperts no Porto; o novo espaço de trabalho da tecnológica Diconium em Lisboa; a recuperação das áreas comuns dos edifícios AAA122 para a Sonagi, Andrade Corvo 42 para o Novo Banco e Joshua Benoliel 6 para a Norfin; e o Hotel dos Capuchos em Lisboa, onde a Vector Mais construiu 150 quartos e o wellness & business center. Em alguns destes projectos, como a Servier ou a Devexperts, a Vector Mais também forneceu o mobiliário, um departamento que tem vindo a consolidar cada vez mais a sua importância nas intervenções da empresa de construção.

Perspectiva para 2023
Segundo as projecções da Vector Mais, 2023 deverá ser mais um ano positivo, alinhado com os anteriores, em que a empresa cimenta a sua posição no mercado da construção de interiores. Para Duarte Aires, “vamos continuar a nossa aposta na inovação na construção, com especial foco na sustentabilidade e nas políticas ESG. Para clientes e investidores, a responsabilidade ambiental é um elemento essencial quando avançam para uma obra e a Vector Mais pretende corresponder a estas expectativas, assumindo um compromisso claro com o meio ambiente em todas as suas acções quotidianas, seja na escolha dos métodos e materiais de construção, na gestão de resíduos ou na escolha de parceiros. Vamos também iniciar o processo de formação e implementação dos processos BIM nas nossas equipas de arquitectura e engenharia.”

Apesar do momento desafiante a nível internacional, com reflexos na economia nacional e no aumento dos custos da construção, “promovemos um grande nível de comunicação com os nossos clientes e um elevado critério na planificação e orçamentação das obras, para mantermos o patamar de qualidade, o controlo de custos e o prazo de entrega das obras”, revela o CEO da Vector Mais.

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE