
O Terminal de Cruzeiros de Leixões, em Matosinhos, acolheu a gala onde foram divulgados os vencedores da 3.ª edição dos Prémios do Imobiliário, organizados pela SIC Notícias e Expresso. Uma iniciativa que visa premiar as melhores obras deste setor referentes ao ano de 2020. Os empreendimentos WOW e Castilho 203 foram os grandes vencedores a arrecadar dois galardões, cada um.
Segundo as organizadoras, esta terceira edição contou com mais de 30 candidaturas referentes a projetos terminados em 2020, com distribuição geográfica por Braga, Grande Porto, Figueira da Foz, Coimbra, Lousã, Leiria, Grande Lisboa, Alter do Chão, Elvas e Vilamoura.
Estiveram seis categorias a concurso, subdivididas. Nomeadamente melhor empreendimento nas vertentes de habitação, turismo e escritórios; reabilitação e reconstrução nas vertentes de habitação, escritórios, comércio, turismo e espaço público ou património cultural; arquitetura de interiores nas vertentes de habitação, escritórios e turismo; sustentabilidade nas vertentes de construção/arquitetura sustentável, inovação na mediação e a nova categoria de espaço público nas vertentes de espaço verde e urbanismo.
A SIC Esperança volta a associar-se a esta iniciativa, atribuindo mais um prémio a uma obra solidária.
Na avaliação do que de melhor se fez em Portugal em 2020, contamos com um júri, composto por diversas personalidades desta área, desde arquitetos, engenheiros, passando por outras profissões intimamente ligadas a este sector. Dele fazem parte Carlos Mineiro Aires, Eric Van Leuven, João Paulo Luz, Manuel Reis Campos, Célia Gomes, Paulo Tormenta Pinto, Patrícia Viana, Hugo Santos Ferreira, Paulo Caiado e Vítor Andrade. Confira em baixo a lista completa:
Prémio Prestígio e Prémio Melhor Empreendimento (Turismo)
A WOW foi distinguida com o prémio Prestígio e venceu a categoria Melhor Empreendimento – Turismo, que foi entregue a Adrian Bridge, CEO da Fladgatepartenership e fundador do World of Wine.
Prémio Melhor Empreendimento – Habitação e o Prémio Arquitetura de Interiores – Habitação
A Castilho, 203 venceu a categoria Melhor Empreendimento – Habitação e Arquitetura de Interiores – Habitação. Os galardões foram entregues a José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties.
Prémio SIC Esperança
Este ano foi distinguida uma associação sem fins lucrativos que reconstrói casas de pessoas carenciadas em Portugal. Just a Change foi o projeto vencedor. O prémio foi entregue a Simão Oom de Sousa, diretor executivo da Just a Change.
Menção honrosa
O júri entendeu que nesta edição devia ser entregue uma Menção Honrosa, atribuída ao projeto EMPORIUM. David Dinis, diretor-adjunto do Semanário Expresso entregou o prémio a Alexandre Quintas e Sousa, administrador da Emporium 658.
Prémio Melhor Empreendimento – Escritórios
A Sede da Auchan Retail Portugal venceu a categoria Melhor Empreendimento – Escritórios.
Prémio Reabilitação e Reconstrução – Turismo
The Ivens Explorers Hotel venceu a categoria Reabilitação e Reconstrução – Turismo.
Prémio Reabilitação e Reconstrução – Comércio
A expansão do NorteShopping venceu a categoria Reabilitação e Reconstrução – Comércio
Prémio Reabilitação e Reconstrução – Habitação
O Palácio Santa Helena foi o vencedor na categoria Reabilitação e Reconstrução – Habitação.
Prémio Reabilitação e Reconstrução – Escritório
O Palácio dos Correios foi o vencedor da categoria Reabilitação e Reconstrução – Escritório.
Prémio Reabilitação e Reconstrução – Espaço Público/Património Cultural
O Mercado Municipal de Braga foi o vencedor da categoria Reabilitação e Reconstrução – Espaço Público/Património Cultural.
Prémio Espaço Público
Lousã, Património e História foi o vencedor da categoria Espaço Público.
Prémio Arquitetura de Interiores – Escritórios
A Revolut Matosinhos venceu a categoria Arquitetura de Interiores – Escritórios.
Prémio Arquitetura de Interiores – Turismo
The Ivens Explorerers Hotel foi o vencedor da categoria Arquitetura de Interiores – Turismo.
Prémio Sustentabilidade – Construção/Arquitetura Sustentável
Jorge Vieira, diretor Geral da ROCA, entregou o prémio Sustentabilidade – Construção/Arquitetura Sustentável a Diogo Sousa Coutinho – CEO da MCO II.
Prémio Inovação na Mediação
Filomena Conceição, diretora de Marketing e Comunicação da Nhood Portugal, entregou o prémio Inovação na Mediação a Carlos Santos, CTO da ZOME.
© DR