Centro Internacional de Cultura Contemporânea – San Sebastián

 

Solução nanotecnológica TECNAN – Antiga fábrica de tabacos “Tabakalera”, convertida em Centro Internacional de Cultura Contemporânea en San Sebastián.

Durante 90 anos (1913-2003) a “Tabakalera” foi uma fábrica de tabaco estatal que empregava principalmente mulheres e tornou-se um ponto de referência social em San Sebastián. Contava com 26.000 m² (actualmente 37.000 m²) e foi construída ao estilo das antigas fábricas em torno de quatro grandes pátios.

A intervenção nesse emblemático edifício foi realizada de acordo com o projeto de arquitetura de Jon e Naiara Montero, vencedor do Concurso Internacional de Renovação Arquitetónica em 2008. O projeto estabeleceu estratégias de manutenção e valorização das suas características mais representativas, procurando manter a máxima coerência construtiva e minimizar as intervenções estruturais.

A empresa Teusa foi encarregada da reabilitação das fachadas em sua maioria de grés do tipo Igeldo, uma pedra com um elevado grau de porosidade, característica que contribuiu para o desenvolvimento de patologias nas fachadas, além da humidade do ambiente, da filtração da água da chuva e da exposição contínua aos agentes meteorológicos e atmosféricos, destacando-se a elevada presença de humidade, poluição e ambiente salino.

Para proteger as fachadas reabilitadas dos agentes que causam deterioração, foi utilizado um produto hidrofóbico à base de nanopartículas inertes, AQUASHIELD ULTIMATE, fabricado por TECNAN. Graças à extraordinária hidrofobicidade e durabilidade desse nanoproduto certificado para mais de 10 anos em condições climáticas adversas, o Centro Internacional de Cultura Contemporânea se mantém bem protegido e com a aparência preservada desde 2015.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

 

Projeto

Reabilitação edifício “Tabakalera”

 

Localização

San Sebastián, País Vasco, Espanha

 

Produto Utilizado

 AQUASHIELD ULTIMATE?

 

 

Intervenientes

Dono de Obra

CICC ?

 

Projetista

Montero Arquitectos?

 

Empresa de reabilitação:

TEUSA?

Galeria
obras-referencia RELACIONADOS
PUBLICIDADE