O apartamento existente possuía uma estrutura rígida, com um corredor central ao longo do qual se distribuía todo o programa da casa.
Tendo como premissas base, a redefinição e valorização espacial, optou-se por reduzir o número de quartos e oferecer essa área à suite e sala de estar/jantar.
Os espaços de circulação foram absorvidos por outros programas e organizados a partir de um único espaço central fortemente marcado por um elemento estrutural do prédio. Por opção, esse pilar foi aproveitado como elemento estrutural na organização espacial conferindo-lhe um tratamento mais nobre.
É com epicentro neste pilar que todo o programa se desenvolve. São quatro direcções, quatro programas – entrada/saída; cozinha; sala; quartos. A partir deste elemento, tudo se torna evidente. É possível abrir e fechar planos com portas de grandes dimensões simulando panos de parede, criando assim uma leitura clara dos espaços.
O mobiliário fixo seguiu a mesma lógica de desenho. Os roupeiros são lacados a branco e fazem parte da estrutura que divide os programas. Os lavatórios são pequenos cubos em mármore nacional branco que complementam a imagem clara e despojada de elementos que se pretendeu criar.
https://www.instagram.com/jtr_nmt_arquitectos/
https://www.facebook.com/jtrnmt/
https://www.domalomenos.com/projects/qis6c/
Nome do Projeto
Apartamento DR
Localização
Coimbra, Portugal
Arquiteto Responsável
José Tiago Rosa e Nuno Miguel Tavares
Equipe
José Tiago Rosa e Nuno Miguel Tavares
Ano de conclusão da obra
2019
Área total construída (m2)
130m2
Engenharia e Construção
Ramal Pombeiro Construções, Lda.
Empresa / Produto
1. Osvaldo Matos – Linox
2. Osvaldo Matos – Aleixo
3. Sanindusa – WCA
4. Bruma – Leaf
5. OLI – Blink
Fotografia
Do Mal o Menos
ap_dr_jtr_nmt_arquitectos_iso_levantamento
ap_dr_jtr_nmt_arquitectos_iso_demolicao
ap_dr_jtr_nmt_arquitectos_iso_proposta