Categorias: Hotéis
A propriedade localiza-se nas proximidades do núcleo rural da freguesia de Fornelos em Lugar da Lapa no concelho de Cinfães do Douro.
A solução proposta teve como objetivo manter a estrutura existente, sobretudo a preservação e recuperação das paredes exteriores de alvenaria de granito (conservação) a reformulação da compartimentação interior da casa (alteração) para adaptação a outro uso e a construção de um novo volume para a criação de unidades de alojamento (ampliação). A ligação da casa existente à nova ampliação foi efetuada através de outro corpo novo (alpendre) que faz a separação entre o espaço social e o privado do empreendimento. A estrutura existente a recuperar mantém o aparelho de alvenaria de pedra à vista e o tipo de telha cerâmica, enquanto a ampliação reinventa-se com outros materiais característicos da região que enriquece o diálogo, através de um revestimento em réguas de madeira nas paredes e ardósia nas coberturas. Este novo volume, quer assumir um papel, integrador e harmonioso da paisagem onde se insere, foi implantado, tendo em conta a relação mais próxima e direta com a preexistência, assim com permitir usufruir das vistas magníficas da paisagem envolvente.
O acesso ao empreendimento mantém-se na mesma posição, com a passagem agora fechada com um portão em ferro e com a reconstrução da escada em pedra que liga ao alpendre exterior coberto. Este espaço de lazer, para além de ser o grande átrio de receção é ponto de encontro para estar em companhia com o forno exterior e usufruir do silêncio do lugar.
TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto
Casa de Campo em Lugar da Lapa
Localização
Fornelos – Cinfães do Douro – Portugal
Arquitectura
ADAPTEYE
Arquitecto Coordenador
Rui Filipe Veloso
Equipa
João Pedro Ferreira
Ano do Projeto
2015-2016
Ano de Construção
2016-2018
Área
278,18m2
Engenharia
SprenPlan Engenharia
Fotografia
José Campos
Galeria