– Fomos procurados por uma jovem família, que tem uma relação próxima com a arquitetura, para desenvolver um projeto que materializasse o ADN da Trama arquitetos.
Deste modo para além de um conjunto harmónico, o projeto deveria focar no detalhe dos espaços. O objetivo era surpreender, integrar a envolvente exterior com o ambiente interior, fundir espaços e criar sensações, sem descorar a funcionalidade.
CASA DOS SOBREIROS. O nome da moradia reflete o papel fundamental que a vegetação autóctone recebeu durante o desenvolvimento do projeto.
O terreno, em declive acentuado, é composto por um bosque de sobreiros já centenários, que se encontra na cota mais baixa.
Neste contexto, a casa foi implantada de forma a usufruir da melhor exposição solar e também das vistas desafogadas sobre as montanhas e vales da região.
Partimos da ideia que o piso da moradia deveria estar em sintonia com a copa dos sobreiros, como se fosse um jardim que flutua no horizonte.
Sendo assim, surge uma planta funcional num só piso, que acaba por ocupar quase toda a largura do terreno.
A organização espacial é feita através de um eixo que separa a zona privada da zona social. Tal eixo é demarcado por um espelho de água que atravessa toda habitação, até se fundir no horizonte da piscina.
Outro ponto de destaque são os efeitos de sombra e luz que adornam o interior da habitação.
Quanto à materialidade procuramos associar materiais brutos e naturais que se fundissem com a envolvente.
Partimos do betão, pedra, madeira e aço. No exterior, o betão aparente liga de forma despreocupada com o xisto natural e o aço corten oxidado pelo tempo. No interior, a nogueira dá o conforto e relação cromática com o travertino romano do pavimento e o betão, novamente, aparente do teto.
Como resultado obtivemos um projeto harmónico com o meio ambiente e que se pretende atemporal.
https://www.facebook.com/trama.arquitetos
https://www.instagram.com/tramaarquitetos
http://www.joaomorgado.com
http://www.buildingpictures.pt
Projeto
Casa dos Sobreiros
Localização
Braga, Portugal
Arquitetura
TRAMA arquitetos
Arquitetos
Bruno Leitão e Marco Bernardino
Equipa
Adriano Peixoto, Ricardo Silva, Eduarda Rocha, Helena Vilar, Catarina Silva e Ivo Silva
Fotografia
João Morgado
Vídeo
Building Pictures
Ano do projeto
2018
Ano da obra
2020