Categorias: Unifamiliar
O projeto da Casa Heróis de África, construída nos anos 30, diz respeito à reabilitação de um lote na zona antiga e classificada de Leça da Palmeira, Porto. A sua linguagem construtiva e arquitetónica reflete escolhas do seu tempo como a cornija retilínea e depurada ou os elementos de pedra que ladeiam o portão de ferro forjado também de expressão decorativa simplificada. Tendo sido utilizada sempre como residência, a construção é de pedra, caixilharias, soalho e lages em madeira e cerâmica no telhado.
Com o objetivo de conceber uma habitação para a família Sizaret, este projeto procurou não só reabilitar o existente mas também expandi-lo de forma a sustentar toda a diversidade de atividades necessárias e requisitadas. Depois da pesquisa, essa extensão acabou por materializar-se num volume pentagonal extrudido da fachada traseira e amplamente aberto para o jardim. Como uma grande zona de estar, este volume faz confluir espaços como cozinha, escritório e biblioteca.
Renovando o layout interior, esforçamo-nos por trazer uma abordagem limpa e depurada considerando materiais e peles em espaços crus onde dialogam madeira e betão. Além disso, procurámos conceber uma maior fluidez espacial, promovendo um diálogo continuado entre abertura, exposição e privacidade, alternando entre espaços mais sombrios ou mais luminosos. É algo visível no salão de dois andares e na sua relação com o jardim, mas também na zona norte da casa com a integração de atelier, quartos e escritórios com um pequeno pátio e a entrada da residência.
LINKS
FICHA TÉCNICA
Arquitetura
CREA
Entidade Executante
Atlantinível — Engenharia e Construção, Lda.
Especialidades
DAJ — Estudos e Projetos
DAJ — Estudos e Projetos
Fotografia
António Ataíde
António Ataíde
Galeria