Casa LSC

Casa LSC – O edifício insere-se na envolvente urbana da Rua de Álvares Cabral destacando-se pela singularidade da sua implantação, tipologia e uso. Neste prédio típico do século XIX, de lote estreito e longo, foram construídos 2 edifícios, em que o primeiro se apresenta recuado em relação ao alinhamento da frente urbana (Edifício A) e o segundo (Edifício B) implanta-se no interior do logradouro encostado ao limite do lote.

O conjunto é singular pela existência de 2 inusitados volumes/naves tipo industrial construídas no mesmo lote e em que o espaço definido “entre” os dois volumes edificados é usado como recatado logradouro.

Ambos os edifícios serviam originalmente para albergar a casa/atelier e oficina de um escultor, respectivamente, Edifício A e B. Porém, pouco tempo serviram a sua função vindo a ser ocupados por uma pequena industria. Os mezzaninos existentes, provavelmente os elementos mais marcantes do conjunto, testemunham no espaço interior de ambos os edifícios as reminiscências destas mudanças de usos e vivências.

No edifício A localizam-se as funções principais da habitação, organizando-se verticalmente os espaços em função do seu grau de privacidade. Assim, no piso térreo localiza-se a entrada principal e a zona social da casa onde se instala com grande amplitude a cozinha, zona de refeições, zona de estar e instalações sanitárias de apoio.

No piso superior localiza-se a zona privada da casa com o quarto, instalação sanitária, lavandaria e arrumos. Nos mezzanines, espaços filtro que articulam e separam verticalmente a zona privada da zona social, localizam-se os espaços dedicados ao estudo e leitura/biblioteca.

Procurou-se valorizar a tipologia do edifício tirando partido a dimensão da grande nave industrial instalando-se a zona social e zona de estudo no mesmo espaço resultando num espaço continuo e de grande amplitude. Por contraste, a zona privada é bem mais segmentada e compartimentada em virtude das exigências programáticas.

O projecto/obra devolveu um edifício singular à cidade numa zona central da mesma mas lançou um desafio para reconversão de tipologias associadas à industria para usos e programas domésticos que, demonstradamente, satisfazem as necessidades e conforto da vida contemporânea mesmo em zonas da cidade menos centrais.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Casa LSC

Localização
Porto, Portugal

Arquitetura
Alexandre Loureiro Architecture Studio

Arquiteto Responsável
Alexandre Loureiro

Engenharia
SOPSEC

Fotografias
© Inês Guedes Photography

Área
300 m²

Ano
2016

 

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE