Categorias: Unifamiliar
O projeto da casa do Sátão, começa com o propósito de recuperar e ampliar a casa onde à data do seu início ainda vivia a mãe do cliente.
Era uma bela casa toda em pedra, construída pelo pai deste que cuidadosamente tinha selecionado o material para aparelhar. Tinha a particularidade de possuir um poço no seu interior e que o Manuel fazia questão de manter.
As vicissitudes de um processo de construção atribulado têm como principal consequência o colapso da casa original em pedra. A teimosia do arquiteto, alicerçada na convicção de que aquelas pedras pertenciam àquele sítio, leva a que um novo projeto se desenvolva reutilizando todas as pedras da casa original e que a posição do seu corpo principal seja mantida. Assim como o poço no seu interior.
O projeto mantém a premissa original de replicar a lógica pré-existente organizando o programa em redor de um pátio exterior de entrada. No piso térreo, uma cinta em ziguezague de betão aparente contorna o corpo de pedra, agrupa o conjunto de espaços sociais da casa que formam um conjunto de compartimentos em redor do pátio. No piso superior o conjunto dos espaços íntimos segue a mesma lógica. Os diversos espaços são articulados em ambos os pisos através de um longo corredor.
TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto
Casa do Sátão
Localização
Sátão, Viseu, Portugal
Arquitetura
Jorge Mealha
Equipa de Projecto
Rita Melância, Teófilo Raposo, Andreia Batista, Diogo Oliveira Rosa.
Área de Projeto
388,50 m2
Projeto
2009-2011
Construção
2011-2013
Fotografias
Jorge Mealha
Galeria